A organização da VII edição do Tuning Bombeiros de Baltar espera receber cerca de 20 mil visitantes e  clubes de todo o país, num total de 1.500 carros. A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa, esta quinta-feira, no Parque José Guilherme. Decorrerá de 20 a 20 de Julho, no Kartódromo de Baltar.

Segundo Daniel Ribeiro, da organização, a edição  deste ano do VII Evento Tuning, cuja totalidade das receitas reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Baltar, terá algumas novidades, a começar pela prova de motas com uma dinâmica diferente da que foi efectuada em 2016, três carros de drift diferentes dos anos anteriores, o Cross Country, com três carros que, também, vão ser exibidos pela primeira vez.

Na vertente da animação, Daniel Ribeiro esclareceu que a VII edição Tuning Bombeiros de Baltar vai integrar o show de Paulo Martinho, freestyle motas, com as suas já conhecidas manobras acrobáticas, e a actuação de uma banda de rock.

A concentração reunirá, também, uma mostra de projectos tuning nacionais e internacionais para além, dos espectáculos de drift, freestyle moto, cross country, car whash, entre outros, sendo possível acompanhar os arranques cronometrados de Drag Racing com pilotos nacionais de renome.

Na prova de drag destaque para a presença de várias viaturas que prometem fazer as delícias dos seguidores deste modalidade, como o Golf do Diogo XQ, um dos melhores a nível nacional, o Ibiza LL, o Lupo, do Carlos da Fuulpower, um dos carros que fazem bons tempos a nível nacional e o Saxo Cup da MM Performance, que é de Gondomar.

Daniel Ribeiro concordou que realizar este evento em Paredes é uma responsabilidade acrescida e o objectivo passa sempre por fazer mais e melhor.

“Prova disso mesmo são os mais de 1.000 carros expostos em 2015 e cerca de 7.000 espectadores, tendo subido para cerca de 1.500 viaturas e mais de 10 mil espectadores em 2016 (último ano em que foi realizado). Começamos com 600 carros e, em 2016, tivemos 1.480 carros e mais público. Este ano esperamos mais pessoas, é expectável que ultrapassemos os 20 mil visitantes”, disse.

“Baltar está cada vez mais ligada à indústria automóvel, tem condições pata ser reconhecida a nível nacional e internacional como a indústria do automóvel”

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, relevou a importância deste evento, referindo-se ao VII Tuning dos Bombeiros de Baltar como sendo um evento que dá visibilidade ao concelho. O autarca realçou, também, o facto de Baltar ser já uma referência no desporto automóvel e dispor de condições para se assumir-se como um cluster da indústria automóvel.

“Baltar está cada vez mais ligada à indústria automóvel, tem condições pata ser reconhecida a nível nacional e internacional como a industria do automóvel. Em Baltar estão localizadas várias indústrias ligadas ao sector automóvel, várias empresas que preparam carros clássicos e a zona industrial Parada Baltar vai acolher mais uma indústria, uma empresa ligada ao sector automóvel, uma sociedade de dois pilotos de rali que vai fazer a montagem de carros de rali para a Península Ibérica”, sustentou.

O chefe do executivo  realçou, também, o facto de esta iniciativa, à semelhança de outras, ter um fim solidário, revertendo a favor dos Bombeiros de Baltar. Falando ainda do tuning, o edil esclareceu que esta modalidade tem inúmeros seguidores e arrasta milhares de pessoas que se revêem no culto das máquinas.

Já o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Baltar, Alberto Sousa, manifestou o seu apreço pelo facto de esta edição permitir aos bombeiros encaixar mais algumas verbas.

“É importante para os bombeiros porque nos ajuda em termos monetários para resolvermos as nossas dificuldades financeiros. Recentemente realizamos grandes obras no quartel, remodelação toda do edifício e esta verba vai-nos ajudar sentido”, assumiu, salientando que a concentração em Paredes é uma das maiores a nível nacional.

“Traz milhares de pessoas ao concelho, é um dos eventos maiores do país, maior só o de Braga”, acrescentou.