Foto: Fernanda Pinto / Verdadeiro Olhar

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira festeja, sábado, o 87.º aniversário com o lançamento da primeira pedra do futuro centro de formação da corporação.

O equipamento ficará num terreno dos bombeiros, localizado na estrada que Liga Paços de Ferreira a Paredes, está orçado em mais de 150 mil euros e terá capacidade para formar entre 30 a 40 bombeiros.

Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa, já foram iniciadas as obras com terraplanagens. A data para a conclusão será 2019.

Ao Verdadeiro Olhar, Zeferino Barbosa esclareceu que o futuro centro de formação irá ser construído por módulos, terá uma área de 14 mil metros quadrados e, além de dar formação aos bombeiros locais, estará disponível para acolher outras corporações que aí pretendam fazer a sua formação.

O espaço integrará uma sala de formação, túneis e vários dispositivos de combate a incêndios urbanos.

“Era um espaço que há muito tempo ambicionávamos, que vai possibilitar dar formação aos estagiários, mas, também, dar formação  aos nosso bombeiros e a outros de outras corporações de forma a que estejam devidamente apetrechados e preparados para fazer face a quaisquer solicitações seja no combate a incêndios seja no socorro”, disse, salientando que o equipamento será custeado a expensas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, admitindo, no entanto, que a Câmara Municipal venha a contribuir com um apoio.

Ainda no âmbito do aniversário do 87 anos dos Bombeiros de Paços de Ferreira, será descerrada uma placa alusiva às obras de requalificação que foram realizadas no exterior do quartel, orçadas em 50 a 60 mil euros, também realizadas a expensas da associação.

Quanto à intervenção realizada no exterior do quartel, Zeferino Barbosa adiantou que foram colocados pavimentos em todo o eixo da via do quartel e foram construídas oficinas que vão funcionar como um equipamento de apoio ao parque automóvel.

O 87.º aniversario dos Bombeiros de Paços de Ferreira vai ficar, também, marcado pela bênção de uma viatura nova do INEM no âmbito da renovação da frota de ambulâncias colocadas em postos de emergência médica que irá funcionar na corporação dos bombeiros.

Publicidade

Falando do aniversário, Zeferino Barbosa admitiu que estar à frente de uma instituição como a dos Bombeiros de Paços de Ferreira é uma responsabilidade acrescida, um desafio permanente, tendo a instituição optado por fazer um gestão empresarial, modelo que tem permitido fazer face aos desafios com que a direcção se tem deparado.

O presidente da instituição destacou, também, a articulação e a cumplicidade que existe entre direcção e o corpo de comando como sendo fundamentais ao bom funcionamento da associação.

A efeméride dos 87.º aniversário dos Bombeiros de Paços de Ferreira vai ainda ficar marcada pela atribuição das insígnias a 11 estagiários que terminaram a sua formação  assim como as habituais promoções e condecorações aos soldados da paz.