O secretário de Estado da Educação, João costa, preside, esta segunda-feira, ao Encontro da Rede Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade que decorre em Valongo

O 2.º Encontro da Rede Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade E2O Portugal conta com os principais actores do movimento nacional de educação de segunda oportunidade e destina-se aos alunos que abandonaram o sistema educativo, abordando o grave problema social do abandono precoce.

Neste encontro dar-se-á conta das novas iniciativas em Valongo e Samora Correia, bem como de outras que se preparam por todo o país.

A iniciativa conta com instituições (escolas, CPCJ, autarquias, ONG e outras) e profissionais (docentes, educadores sociais, técnicos de serviço social, psicólogos, artistas e outros) activos no campo da educação de segunda oportunidade e no combate à exclusão social de jovens em Portugal.

O projecto destina-se a jovens até aos 25 anos, estando ser desenvolvido apenas em apenas três concelhos do país, um dos quais Valongo.

A Escola de Segunda Oportunidade de Valongo destina-se aos alunos que abandonaram o sistema educativo, permitindo que estes possam voltar à escola, concluir os estudos e terem um certificado.

Refira-se que no passado dia 14 de Outubro decorreu, nas instalações do Centro Social de Ermesinde, a assinatura do Protocolo de Cooperação da Escola de Segunda Oportunidade de Valongo entre os parceiros Câmara Municipal de Valongo, Centro Social de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de Ermesinde e a DEGEstE.

Citado me comunicado, o residente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, revelou “Estes projectos nascem porque ninguém pode ficar para trás. Todos nós temos talento e valor”.

O autarca realçou, também, a importância do investimento na educação para a construção de uma sociedade plena e verdadeiramente inclusiva.