Um grupo de investigadores de Israel vai estar, esta quarta-feira, em Valongo para ficar a conhecer o ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’, um projecto da associação Mente de Principiante que ajuda crianças e jovens, em idade escolar, a gerirem emoções.

Esta visita insere-se numa iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian que selecionou este projecto como “referência para ser apresentado ao grupo internacional que tem um ‘roadshow’ programado pelo país”, avança a associação, em comunicado. 

No âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento, que englobam uma centena de projetos de promoção de competências em crianças e jovens, o ‘Calmamente’ foi selecionado “pelas suas boas práticas e na metodologia”, a ponto de ser apresentado a este grupo de estudo que vai estar em Portugal durante uma semana.

Em Valongo, os investigadores vão ficar a “conhecer a metodologia” deste projecto para além de terem a oportunidade de assistirem a uma aula.

Recorde-se que este plano, que pretende gerir emoções, está a ser implementado este ano letivo em Valongo, um município que “apostou no desenvolvimento das competências socio-emocionais em alunos do primeiro ciclo do ensino básico”.

 O grupo de investigadores será recebido no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, por Júlia Mendes, chefe de divisão da Educação da autarquia de Valongo, pela direcção daquele agrupamento escolar e, ainda, por representantes da Associação Mente de Principiante. Ali os israelitas vão assistir à apresentação do programa de educação socio-emocional ‘Calmamente’, numa intervenção a cargo da presidente da associação ‘Mente de Principiante’, Andreia Espain.

Depois, os membros da delegação deslocam-se até à Escola Montes da Costa, onde o projeto está a ser dinamizado, para “observarem a implementação desta metodologia no terreno”, conclui a associação Mente de Principiante.

A comitiva de estudo vinda de Israel é composta por um grupo multidisciplinar de 30 especialistas com funções de liderança em diversas áreas relacionadas com a educação socio-emocional e no desenvolvimento de competências. Para além do programa ‘Calmamente’ existem outros projetos nacionais que serão dados a conhecer durante este périplo por Portugal. 

Recorde-se que este projecto de educação socio-emocional está implementado em várias turmas e escolas, de norte a sul do país, nomeadamente em Valongo, e envolve mais de 3.000 alunos.