Está concluída a segunda fase da requalificação da Escola do Calvário, em Valongo, cuja intervenção global ultrapassou os 300 mil euros.

Segundo a Câmara, “a obra compreendeu intervenções profundas nos dois blocos escolares, um com acesso pela Avenida 5 de Outubro e o outro pela Rua do Calvário” e “incluiu também a desactivação/demolição do edifício que afectava o jardim infantil existente no recreio”.

A mesma fonte refere que, no edifício central, a intervenção incluiu a substituição da caixilharia de entrada de acesso à cantina e readaptação do sistema de gás da cozinha da cantina de modo a permitir a ligação à rede pública de gás natural. Já o espaço do jardim-de-infância foi deslocado para o edifício de baixo (rua do Calvário) e o edifício de cima transformado para escola básica.

Os edifícios foram revestidos a capoto e foi feita uma reformulação geral de todo o interior, incluindo, pinturas, pavimentos e essencialmente a renovação dos WC’s e adaptações de espaços.

“A demolição do jardim-de-infância permitiu uma expansão da área de recreio tendo-se pavimentado a sua totalidade em volta do corpo do edifício de baixo e que era o mais carente pois encontrava-se desgastado, cheios de saliências”, adianta a autarquia, acrescentando que foi ainda revisto o percurso coberto de ligação à cantina e um de coberto para recreio e criada uma área ajardinada à volta do recreio, sendo parte destinada a uma horta pedagógica.