Este ano, não haverão actividades de animação natalícia em Valongo, mas a Câmara vai manter a iluminação de Natal, para ajudar o comércio. A par disso, promete reforçar o apoio social aos mais frágeis.

Em nota de imprensa, a autarquia adianta que haverá decoração natalícia em todas as freguesias do concelho, com especial incidência nos eixos centrais de Ermesinde e Valongo onde se concentra mais de 70% do comércio local.

Já para apoiar a economia local, será suspenso o pagamento dos parcómetros, mantida a isenção de pagamento das taxas de esplanadas em 2021, reforçada a linha de informação e apoio aos comerciantes locais sobre medidas nacionais de apoio ao sector do comércio e lançada uma campanha concelhia de apelo à compra no comércio local.

“Não haverá aldeias de Natal, nem concertos ou outras actividades típicas desta quadra. Mas não podemos desligar o Natal, temos de saber festejar em segurança. Vamos ter a melhor iluminação natalícia de sempre, investindo a três anos e dessa forma reduzindo os encargos anuais, para dar um forte sinal de esperança ao nosso comércio local”, diz o presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em nota da autarquia.

O cancelamento das actividades de animação da quadra natalícia e das Aldeias de Natal representa uma ‘poupança’ de 75 mil euros. “Com as verbas não utilizadas da animação natalícia, haverá um reforço do Fundo de Emergência Social para os 150.000 euros (o dobro em relação a 2019). Vamos aumentar também as ajudas à rede de Apoio Sócio Económico do Concelho de Valongo que terá ainda mais capacidade e força para ajudar os mais frágeis”, adianta José Manuel Ribeiro.

Segundo o autarca, a Câmara já gastou aproximadamente 1,5 milhões de euros em medidas e apoios devido à Covid-19.