Representantes dos trinta municípios que integram a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis estiveram, na passada sexta-feira, no concelho de Valongo para participar na reunião da Assembleia Intermunicipal do organismo.

A reunião de trabalho decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde depois de, na parte da manhã, terem sido recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo e terem visitado parte da rota histórica das padarias e biscoitarias. No arranque dos trabalhos da tarde, José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia valonguense, sublinhou a importância do trabalho da rede na promoção da saúde e da medicina preventiva, acrescentando que, juntamente com o presidente do Conselho Metropolitano, tudo fará para que outros concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) adiram. Valongo é actualmente o único concelho da AMP que integra esta associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projecto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.


José Manuel Ribeiro aproveitou para entregar em mãos o Perfil Local de Saúde, um documento que servirá de base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Saúde para o Concelho de Valongo, numa perspectiva de planeamento estratégico municipal, envolvendo a Rede Social e o Conselho Local de Acção Social, de forma comprometer ambas as entidades na execução do plano e passar para o terreno. Para o presidente da Câmara de Valongo “é imperioso começar a investir cada vez mais na Medicina Preventiva, quer para dar sustentabilidade ao Serviço Nacional de Saúde, quer para estimular mudanças comportamentais mais benéficas para a felicidade e qualidade de vida das comunidades.
Enquanto membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Valongo compromete-se também a desenvolver o Projecto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde.