“Eu e a Minha Reforma” é um projecto dirigido a maiores de 55 anos que ensina a fazer “uma melhor gestão do dinheiro e compreender temas como seguros, impostos ou combate à fraude”, e vai arrancar no município de Valongo, numa parceria com a autarquia local e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

O programa é gratuito e cada participante inscrito tem acesso a um conjunto de Laboratórios de Literacia Financeira – sessões online ou presenciais, que contam com entidades como o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de Seguradores ou a própria Fundação. Os trabalhos incluem a abordagem de temas como “a preparação de um orçamento familiar, os meios de pagamento digitais, os seguros ou os direitos e deveres do consumidor”, explica a entidade promotora, em comunicado.

Os laboratórios têm sessões de uma hora e meia a suas horas e realizam-se em diferentes periodicidades ao longo da semana. Começam este mês, sendo que Valongo vai contar com duas novas edições.

As inscrições estão disponíveis no site www.eueaminhareforma.pt ou através do telefone 226 101 189 e do e-mail eueaminhareforma@nullfacm.pt:

Assim, de 19 setembro a 26 Outubro há sessões, num total de 11, às segundas e quartas-feiras, das 10h00 às 11h30. E de 23 de Setembro a 2 de Dezembro, às sextas, com o mesmo horário.

Segundo Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação, e “face ao desafiante contexto económico que atravessamos, a gestão do orçamento é, mais do que nunca, necessária para orientar as decisões do quotidiano”. Por isso, este programa foi desenhado para” transmitir ferramentas que permitam criar uma relação saudável com o dinheiro”.

O “Eu a Minha Reforma” contribui ainda para “o envelhecimento activo, não só pela partilha que gera entre os participantes, mas também porque os ajuda a preparar a velhice com maior bem-estar financeiro”, destacou a dirigente.

Desde 2020, mais de 1400 participantes já integraram este projecto, não só em Valongo, mas também nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, que é co-financiado pelo Programa Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.

De salientar que, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão a realização de actividades educativas e culturais que promovam a sociedade do conhecimento e contribuam para a inclusão social, proporcionando simultaneamente oportunidades de ocupação de tempos livres.

No mesmo comunicado, a instituição destaca outros programas como “No Poupar Está o Ganho”, desenvolvido para crianças e jovens do pré-escolar ao secundário, “Por Tua Conta”, dirigido ao ensino profissional, e “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, desenhado para pessoas com défice cognitivo.