A Unidade de AVC do Serviço de Medicina Interna do Hospital Padre Américo, em Penafiel, a completar 10 anos de existência, recebe cerca de 400 utentes por ano, divulgou o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

A mesma unidade hospitalar foi das que recebeu, em 2018, um maior número de casos – 143 – encaminhados pela Via Verde do AVC.

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

O CHTS antecipa, amanhã, a data do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), assinalada a 31 de Março, com umas jornadas sobre o tema.

Segundo comunicado do CHTS, que cita dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal ocorrem cerca de 25 mil Acidentes Vasculares Cerebrais por ano.

Isso obrigou que os centros hospitalares criassem equipas dedicadas a esta patologia. No CHTS isso aconteceu em 2009. “A completar 10 anos, nesta Unidade têm sido internados cerca de 400 doentes por ano e o seu grande desafio é reduzir a morbilidade e mortalidade associada ao AVC. Para isso, conta com uma equipa multidisciplinar que garante o apoio desde a admissão no Hospital até a continuação de cuidados em ambulatório após o AVC”, descreve o hospital.

Além disso, os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) até Outubro do ano passado mostram que tinham sido registados 2.761 casos de AVC encaminhados para a Via Verde do AVC, uma média de nove casos por dia. “Os distritos de Porto e Lisboa registaram o maior número destes encaminhamentos, com 585 e 548 casos, respectivamente”, explica o CHTS.

Entre os centros hospitalares com maior número de casos encaminhados pela Via Verde do AVC estavam o Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital de São José (230) e o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria (223) em Lisboa, o Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE – Hospital de São João (218) no Porto, o Hospital de Braga (215), e o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa – Hospital Padre Américo em Penafiel (143).

As jornadas arrancam pelas 9h00 da manhã e vão contar com temas como “Do SU à alta”, “Diagnósticos diferenciais: mimetizadores e camaleões”, “O impacto na capacidade funcional – o papel do enfermeiro de reabilitação”, “Consulta de doenças cerebrovasculares”, e “Ultrapassar barreiras em direcção à adaptação na comunidade”, entre outros.

No final, haverá o espaço “Sobreviver ao AVC” que conta com testemunhos reais de quem sobreviveu.