Rui Costa sagrou-se campeão nacional de fundo em Paredes

Bateu Daniel Mestre, numa corrida de 165,6 quilómetros, terminando num sprint a dois

0
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

O Campeonato Nacional de Estrada, que contou com início e final em Gandra, Paredes, ficou marcado pela luta entre as principais equipas, envolvendo os chefes-de-fila, desde cedo, adianta a Federação Portuguesa de Ciclismo. Rui Costa sagrou-se campeão nacional de fundo.

A cerca de 80 quilómetros da meta, alguns dos principais candidatos ao triunfo começaram a juntar-se, num grupo que foi ganhando elementos até ficarem 14 corredores na dianteira.

A equipa W52-FC Porto foi atacando à vez com quatro homens na frente, procurando deixar os rivais isolados. Apesar disso, a UAE Team Emirates foi quem conseguiu responder melhor. A equipa, que inicialmente contava apenas com Rui Costa e Rui Oliveira no grupo principal, adiantou-se Ivo Oliveira, conseguindo fazer “a ponte” para a fuga, equilibrando a contenda.

Durante a última volta, a pouco mais de cinco quilómetro da meta, Rui Costa desferiu um ataque, ao qual apenas Daniel mestre conseguiu responder. Ambos, mantiveram-se unidos até ao final onde, na recta da meta, tiveram de enfrentar uma subida exigente.

O vencedor, Rui Costa, com 04h04m05s (média de 40,7000km/h), com poucos centímetros de vantagem sobre Daniel Mestre. Francisco Campos /W52-FC Porto) foi quem fechou o pódio, a 28 segundos dos dois primeiros.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Foi uma prova muito bem disputada, sempre num ritmo alto”, refere o vencedor e acrescenta “vi que Daniel Mestre estava forte logo no momento em nos unimos ao grupo da frente, quando ataquei, veio comigo e ficámos juntos até ao fim”.