Torre de Vilar, Lousada

A Rota do Românico aliou-se a 11 redes de turismo nacionais, com o objectivo de promover os lugares com história de Portugal, criando melhores condições a quem os visita.

A iniciativa, formalizada agora, pretende que os turistas façam uma “viagem responsável” pelo país, consumindo “os produtos locais”, respeitando “os ritmos de vida” das regiões, e não poluindo os locais que visitam, explica a Rota do Românico, em comunicado.

Trabalhar a “sustentabilidade”, através da colaboração destes organismos, é o que pretende este projecto, sustentado por uma iniciativa do Turismo de Portugal.

Em todo o País, são muitas as redes que são formadas por agentes turísticos, entidades públicas e até comunidades locais, que trabalham em conjunto, de forma a desenvolver as melhores estratégias para os seus territórios.

Fazem parte deste rede, a ADERE Peneda-Gerês, Aldeias de Montanha, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Heranças do Alentejo, Lugares da Serra Alentejana, Montanhas Mágicas, Geopark Naturtejo, Rota da Terra Fria Transmontana e Termas Centro e a Rota Vicentina.

Investir na procura de “informações sobre a região e as suas particularidades, e não sobrecarregar locais sensíveis, são alguns dos conselhos a guardar” desta estratégia, que aposta na “qualidade” do turismo de Portugal, explica ainda a Rota do Românico.

Todas as informações, inseridas nesta iniciativa, serão partilhadas, durante o mês de Agosto, altura em que estes locais recebem muitos visitantes, através das redes sociais, das várias estruturas participantes.

Recorde-se que, a Rota do Românico é ancorada por 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios do Vale do Sousa, Douro e Tâmega, como Lousada, Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira, Castelo de Paiva, Felgueiras, Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

As suas principais áreas de intervenção incluem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística, refere esta organização, na sua página.