“Combater o isolamento” é o principal objectivo da Câmara Municipal de Valongo, ao distribuir 800 tablets, junto da população mais idosa do concelho, num investimento que ronda os cerca de 170 mil euros, avança a edilidade em comunicado.

Os equipamentos, entregues aos inscritos no Programa Asa, Acreditamos em Seniores Activos, uma iniciativa da autarquia de Valongo, visam “melhorar a qualidade de vida” dos mais velhos, explica a edilidade, em comunicado.

O projecto foi desenvolvido em parceria com a Fundação Virtual Educa, e pretende “incluir digitalmente a população idosa, melhorando a sua qualidade de vida, integrando-a nas redes sociais”, de forma a combater o isolamento.

A par disso, “serão desenvolvidos conteúdos específicos para atender às suas necessidades e aos seus interesses”, realça a autarquia.

A tecnológica foi desenhada a pensar na população desta faixa etária, de forma a garantir a sua “integração digital”, sendo certo que os equipamentos estão sempre conectados à internet”, destaca o município.

Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, esta iniciativa contribui para a diminuição do “sentimento de solidão e isolamento”, levando, não só a um aumento “dos níveis de autoestima”, como ao desenvolvimento “do sentido de cidadania ativa”.

“Porque não se trata apenas de emprestar um tablet, mas, sim, “de criar um canal de ligação dos seniores com o mundo”, frisou.

José Manuel Ribeiro sublinha ainda, na mesma nota de imprensa, que, a autarquia anseia “retomar as actividades presenciais”, de forma a “estimular as competências” dos utilizadores destes equipamentos. Algo que, vai acontecer, “assim que “a situação pandémica o permita”.