O presidente da Câmara de Lousada anunciou que foi assinado, hoje, um contrato de comparticipação financeira do PARES 2.0 entre a Segurança Social e a IPSS Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, no Bairro Dr. Abílio Moreira.

Segundo Pedro Machado, a sessão contou com a presença da secretária de Estado da Acção Social, Rita Cunha Mendes.

“São mais 66 vagas que irão nascer numa nova creche, a ser construída num terreno localizado junto à EB 2/3 Lousada (atrás da Rua Lúcia Lousada). Esta aprovação junta-se a outras já concretizadas com outras IPSS locais, existindo também novos projectos a serem finalizados”, revelou o autarca.

Na mesma sessão, concretizou, também foram assinados contratos de financiamento com mais sete instituições de vários concelhos do distrito do Porto e Aveiro.

Citado em nota de imprensa, o presidente da direcção da Ao Encontro das Raízes, Paulo Teixeira, salientou que “a aprovação desta candidatura para uma creche é um orgulho e significa que o Município de Lousada confia no trabalho realizado ao longo dos nossos 35 anos de existência”. Lembrou ainda que a instituição conta com as valências de Centro Comunitário, Loja Social, apoio alimentar a famílias carenciadas e, a breve prazo, terá um Centro de Apoio Social e Familiar. Tem também uma parceria com a autarquia no programa de residências partilhadas.

No mesmo documento enviado pela autarquia de Lousada, é referido que a taxa de cobertura de creches no concelho é reduzida, mas que a “aprovação de quatro candidaturas vai melhorar a situação”. No concelho foram ainda submetidas uma candidatura submetida para um Lar Residencial e outra para um equipamento para a Deficiência.

* Notícia actualizada com mais informação.