Penafiel é uma das dez cidades por onde a 15ª edição da Festa do Cinema Italiano vai passar no próximo ano.

O certame, que se realiza em Abril de 2022, acontece em Lisboa, de 1 a 10 de Abril, mas vai replicar-se por outras cidades portuguesas, como Penafiel, Porto, Coimbra, Cascais, Setúbal, Alverca do Ribatejo, Beja, Aveiro, Leiria, Tomar, Almada, Caldas da Rainha, entre outras.

No âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini, 1922-1975, a Festa do Cinema Italiano presta uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospetiva da sua vida e obra e que será feita em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Para além da exibição dos seus filmes como realizador, vai ser apresentada uma série de obras onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens,. avança a organização, em comunicado.

Igualmente, a partir de Abril, em colaboração com a Risi Film, algumas das mais emblemáticas obras cinematográficas de Pasolini estarão em exibição na Festa do Cinema Italiano e nas principais salas de Portugal, em distribuição comercial.

É o caso de filmes como Accattone (1961), Mamma Roma (1962),Comizi d’Amore (Assembleia de Amor) (1964) eIl Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1976).

Pasolini foi cineasta, porta e escritor e demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polémica, enquanto era vivo, o que fazia era considerado obra de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.

Homossexual assumido e artista solitário foi assassinado em Novembro de 1975, uma morte que nunca ficou totalmente esclarecida.