Fotografia: Junta de Freguesia de Nevogilde

O PS Nevogilde,  Lousada, acusou ao Junta de Freguesia de ter “abandonado” uma criança numa carinha de transporte escolar da freguesia.

Segundo Joaquim Magalhães,  membro do PS na Assembleia de Freguesia de Nevogilde, a situação aconteceu na última quinta-feira, tendo a criança ficado “presa na carrinha durante bastante tempo (quase uma hora) depois de ter terminado o transporte escolar ao final do dia”.

De acordo com o membro da Assembleia de Freguesia, a situação foi detectada “com o alerta dado pelos pais sendo que populares vieram a descobrir a criança fechada na carrinha e a chorar”.

Em comunicado enviado ao nosso jornal, os membros do PS na Assembleia de Freguesia de Nevogilde, Joaquim Magalhães, Nuno Fernandes, Cátia Moreira e Manuel Ribeiro recordaram que esta não foi uma situação isolada.

“Junta de Freguesia de Nevogilde deixou novamente uma criança presa e abandonada dentro de carrinha de transporte escolar. Em salvaguarda dos superiores interesses da população de Nevogilde, por já termos dado o benefício da dúvida a este executivo e por não conseguirmos pactuar mais com tanta incompetência, desleixo e negligência, os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Nevogilde repudiam os acontecimentos que têm vindo a ser um infeliz hábito e que envolvem o transporte escolar das nossas crianças por parte da Junta de Freguesia”, referiram os socialistas de Nevogilde que acrescentaram que no mandato anterior (2013/2017) já tinham advertido o executivo da Junta para uma outra situação idêntica.

“Alertamos para uma situação muito grave – e que optamos não a tornar pública, – quando o Sr. Presidente de Junta esqueceu-se de uma criança dentro da carrinha quando este foi a um funeral.  A situação foi resolvida pelo alerta de uma pessoa que também se dirigia para o mesmo local e resolveu a questão. Nesse sentido, apesar do alerta em local próprio – Assembleia de Freguesia, demos o benefício da dúvida à Junta de Freguesia desde que esta situação não se voltasse a repetir no futuro”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

“Com o Presidente de Junta a realizar o transporte de crianças, na passada quinta-feira uma criança foi deixada sozinha, abandonada e presa na carrinha durante bastante tempo (quase uma hora) depois de ter terminado o transporte escolar ao final do dia”

Falando do que aconteceu na semana passada, Joaquim Magalhães e os demais eleitos pelo PS na Assembleia de Freguesia de Nevogilde esclareceram, também, que no início deste ano escolar que a funcionária que acompanhava o transporte escolar, e que estava devidamente habilitada para o efeito, terá sido despedida.

“Solicitamos explicações aos três membros que constituem o executivo da Junta de Freguesia e, para além de não darem uma razão válida, era evidente que não se entendiam sobre o assunto em plena Assembleia de Freguesia. Com o Presidente de Junta a realizar o transporte de crianças, na passada quinta-feira uma criança foi deixada sozinha, abandonada e presa na carrinha durante bastante tempo (quase uma hora) depois de ter terminado o transporte escolar ao final do dia. A situação foi detectada com o alerta dado pelos pais sendo que populares vieram a descobrir a criança fechada na carrinha e a chorar”, adiantaram.

Publicidade

Os membros do PS na Assembleia de Freguesia afirmaram, também, que confrontado, na última assembleia de freguesia, o presidente de Junta de Freguesia de Nevogilde, José Martins Ferreira, respondeu que “não teria sido ele mas sim o cantoneiro da Junta (??!) a efectuar o serviço por impossibilidade de tempo dele próprio”.

“O PS interpelou o executivo da Junta de Freguesia recusando este tipo de acontecimentos inqualificáveis e que já infelizmente já tinham acontecido, aproveitando ainda para questionar o executivo da Junta de Freguesia sobre as competências legais do Presidente de Junta e do funcionário para o transporte de crianças. Pelo que foi assumido em Assembleia de Freguesia, nem um, nem outro, detêm habilitações para esta função de extrema responsabilidade”, lê-se na nota que nos foi remetida.

Com o objtctivo de colocar um ponto final a estas situações, os socialistas exigem o regresso da anterior funcionária que acompanhava o transporte escolar.

“De acordo com a população, outras situações idênticas tem ocorrido de forma mais ou menos regular e não podemos tolerar este facto, temendo que no futuro até possa acontecer alguma tragédia. Perante tamanha irresponsabilidade e incompetência de todo o executivo da Junta de Freguesia, o PS Nevogilde apresentou em Assembleia de Freguesia uma proposta para a continuidade da anterior funcionária que acompanhava o transporte e devidamente habilitada para o efeito”, sustentaram os membros do PS que confirmaram que a proposta do PS foi aprovada com os votos favoráveis do PS (4) mais 3 (PSD) e duas abstenções (PSD).

Contactado pelo Verdadeiro Olhar, José Martins Ferreira, escusou-se a fazer quaisquer comentários sobre este caso, frisando apenas: “Não cometi nenhum crime grave”.