A ANP|WWF anunciou que está a iniciar três estudos preparatórios que vão permitir planear a remoção de barreiras fluviais nos rios Sabor, Sousa e Vascão, com o apoio e financiamento do programa European Open Rivers Programme.

“O financiamento vai permitir realizar visitas de campo para identificar emapear barreiras fluviais nos três rios, bem como para estudar a viabilidade da sua remoção; desenvolver o trabalho de comunicação com os proprietários das barreiras, comunidades locais e respectivos municípios; mapear e estudar outras barreiras que possam existir no mesmo rio; obter as autorizações necessárias para a remoção; e preparar os planos de remoção e restauro do rio”, revela nota de imprensa.

Publicidade

Ainda de acordo com a Associação Natureza Portugal que trabalha em associação com a WWF, no caso do Rio Sousa, o projecto “visa abrir caminho para a remoção de 13 açudes, com um potencial de restauração de 21 quilómetros de rio, que ascende a um terço do total do seu comprimento”. “Estas barreiras foram já priorizadas para remoção por um grupo de trabalho ministerial, com vista à protecção de espécies de peixes migratórios de valor económico e que estão em risco de extinção. Primeiramente, serão feitos os preparativos para remover a barreira mais próxima da foz do Rio Douro, o que deverá levar à remoção das restantes 12 barreiras no seu devido tempo”, salienta a informação enviada.

Estes estudos devem abranger os concelhos de Gondomar, Penafiel e Paredes.

A ANP|WWF é uma ONG portuguesa que trabalha em Portugal em associação com a WWF, com vista a conservar a diversidade biológica e dos recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza.