A Avenida Dr. Fernando Melo, em Valongo, passou a ter apenas uma faixa em cada sentido. Na outra nasceram uma pista urbana de atletismo, pioneira no país, e uma ciclovia que dão prioridade às pessoas em detrimento do carro.

A obra, um investimento superior a 100 mil euros, foi inaugurada esta segunda-feira, marcando o início da Semana Europeia da Mobilidade no concelho que conta com diversas actividades.

“Esta obra insere-se num plano mais vasto, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valongo. O desejo é racionalizar a utilização do automóvel a nível individual, promover os transportes públicos, o uso de combustíveis alternativos aos fósseis e a aposta nos modos suaves”, explicou o vice-presidente da Câmara de Valongo durante a cerimónia de inauguração. A meta é dar à população equipamentos que incentivam um estilo de vida mais saudável e diminuem o sedentarismo. “Usufruam destes equipamentos, divulguem a sua existência e ajudem a preservá-los do vandalismo”, apelou Ana Maria Rodrigues.

A pista urbana de atletismo tem 800 metros de extensão. Já a ciclovia tem uma extensão superior e faz ligação à estação de comboios. O objectivo é aumentá-la e levá-la a outros pontos do concelho, permitindo que as pessoas deixem o carro em casa em ligações curtas, diz Paulo Esteves Ferreira. Segundo o vereador das Obras Municipais, da Mobilidade e também do Desporto, os dois equipamentos agora inaugurados vão “de encontro a todas as políticas de mobilidade que estão a ser implementadas no concelho”.

Publicidade

“O nosso Plano é ambicioso e prolonga-se por pelo menos 10 anos. Temos noção que as cidades foram todas desenhadas para os carros. O que andamos a identificar é sítios onde podemos dar uma qualidade de vida diferente às pessoas com utilização pedonal ou ciclável”, adianta. “Conseguimos aqui implementar todos os princípios que regulam o nosso Plano de Mobilidade. Estamos a privilegiar o peão em detrimento do carro, aos quais retiramos uma faixa de cada lado. Aqui a prioridade não é do carro que tem de andar devagar e com cuidado. Demos uma faixa às pessoas através de uma ciclovia e de uma pista urbana de atletismo que é inédita, não existirá outra a nível nacional”, acrescenta o autarca, frisando a importância do corredor de segurança criado nesta avenida residencial onde existe uma escola.

Para a pista urbana de atletismo este é um teste. O projecto pode ser replicado noutros pontos do concelho.

Nesta Semana Europeia da Mobilidade a autarquia vai inaugurar outras obras já realizadas, como intervenções de rebaixamento de passadeiras e de alargamento e construção de passeios.