O município de Penfiel tem “boas contas”, nao deixando “margem para dúvidas que o município “continua na senda de excelentes resultados, evidenciando uma boa saúde em termos financeiros”.

Esta é a reação da Câmara Municipal aos resultados do Anuário Financeiro dos Municípios, um documento que faz a monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local. 

Os dados, referentes a 2022 em comparação com 2021, mostram que Penafiel continua “a ser o primeiro município com maior equilíbrio orçamental do distrito do Porto”, encontrando-se agora em “sétimo lugar a nível nacional”, apresentando um equilíbrio financeiro de 15 079 230 milhões (66,8%), superior à média nacional.

Ja na categoria de municípios com maior volume de investimento pago, Penafiel surge no top 20 em termos nacionais, atrás, na sua maioria, de municípios considerados de grande dimensão como por exemplo Lisboa, Porto, Gaia, Matosinhos, Coimbra, entre outros. 

Penafiel melhorou ainda o prazo médio de pagamentos aos seus fornecedores.

Segundo a edilidade considera em comunicado, estes resultados “são ainda mais surpreendentes atendendo ao forte investimento público que tem sido realizado e direcionado para diferentes áreas, com maior foco nomeadamente na educação, desporto, habitação, cultura e ambiente, entre outros”.

Ou seja, “a estratégia de planeamento tem permitido que o investimento público seja eficaz, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho”.

Por outro lado, o que é mostrado no anuário revela que “o dinheiro é devolvido aos munícipes, sob a forma de investimento para dar resposta às reais necessidades dos penafidelenses, como são exemplos a requalificação de escolas, a construção de novos pavilhões desportivos, a Estratégia Local de Habitação e outros investimentos no turismo, cultura, infra-estruturas rodoviária e de saneamento” Tudo obras que “contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de Penafiel e para tornar o concelho mais atrativo para o investidores e visitantes”.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel reagiu a este resultados elencando que “evidenciam a boa gestão financeira” local, ao apresentar “um equilíbrio orçamental positivo, e um investimento público significativo”, porque “temos sido capazes de aumentar as receitas, controlar as despesas e investir em áreas prioritárias, mantendo sempre o compromisso do desenvolvimento económico e social”.

Antonino de Sousa relembra que este “foi esse o compromisso que assumi com os penafidelenses” e “mesmo em momentos de grandes dificuldades, quer no nosso país, quer com a conjuntura internacional, nunca nos desviamos do nosso caminho.”

Refira-e ainda que, Penafiel ocupa ainda a 28ª posição no Ranking dos 35 municípios com maior volume de amortizações de empréstimos pagos em 2022, apresentando um valor na ordem dos três milhões de euros.