A Câmara de Penafiel quer ter uma “Cidade Amiga das Crianças”. Para isso, fez uma candidatura, já aprovada, a um programa da UNICEF e constituiu, hoje, no Dia Mundial da Criança, uma equipa de coordenação para acompanhar e executar o Plano de Acção Local do projecto Cidade Amiga das Crianças (CAC).

Em nota de imprensa, a autarquia explica que este programa visa “promover a aplicação dos direitos das crianças (…) e sensibilizar para a adopção de políticas administrativas e de gestão territorial que promovam o bem-estar, em particular das crianças, criando condições favoráveis ao desenvolvimento saudável e que incentivem a participação dos cidadãos mais jovens na vida da comunidade”.

A meta de Penafiel passa por “promover o envolvimento activo das crianças, ouvir os seus pontos de vista e tomá-los em consideração nos processos de decisão”.

“No âmbito da implementação do programa, a Câmara Municipal criou um mecanismo de coordenação, com representantes das áreas da educação, juventude e desporto, saúde, urbanismo, segurança e acção social, entre outros, a quem competirá acompanhar a elaboração e a execução do Plano de Acção Local”, resume nota de imprensa.

Citado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, salienta que o Município é reconhecido pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis e que o objectivo agora é focar a atenção também nas crianças.

A autarquia ofereceu, hoje, brinquedos educativos a todas as crianças dos jardins-de-infância e 1.º ciclo do concelho. Os brinquedos educativos “Laboratório Antivírus” e “Green Science” permitem actividades para os tempos livres, desenvolvendo aptidões, explica a Câmara.