Chama-se COVID19 “UBER” a rede solidária implementada pela Câmara Municipal de Penafiel para apoiar de forma imediata idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profiláctico e que não tenham rectaguarda familiar e ou institucional. As equipas que andarão no terreno, já a partir deste fim-de-semana, farão entrega de alimentos e medicação.

A meta é, sustenta a autarquia, garantir o “distanciamento social como medida de prevenção”.

Esta rede de apoio social de Emergência é constituída por técnicos do município, de instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia.

“A coordenação da Câmara Municipal de Penafiel ao nível da rede permitirá o mapeamento destas pessoas, na organização e estruturação das equipas de intervenção no terreno e a sua operacionalização. A rede vai ainda assegurar a tomada de medidas de contingência deste grupo de risco, bem como apoio psicológico sempre que necessário, tendo já a funcionar para estes cidadãos uma linha de apoio telefónico: 255710714/255710735”, explica nota de imprensa da autarquia.Segundo a mesma fonte, a Câmara tem estado a trabalhar noutras medidas de apoio social, às famílias e a empresas, que serão anunciadas brevemente.

“A nossa prioridade foram as medidas de prevenção e no plano de contingência, que vamos continuar a acompanhar. Agora avançamos com as medidas mais urgentes para os mais frágeis e que necessitam de apoio imediato. Brevemente serão apresentadas e implementadas as medidas que que estão a ser preparadas para as famílias e para as empresas. É hora de estarmos todos unidos e a remar na mesma direcção”, defende Antonino de Sousa, presidente do município, citado em nota de imprensa.  

Segundo a autarquia, as equipas já credenciadas são as das juntas de freguesia e Associação para o Desenvolvimento de Boelhe, Associação para o Desenvolvimento de Lagares, Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Associação para o Desenvolvimento de Paço de Sousa, Casa do Povo de Peroselo, Centro Social e Cultural de Abragão, Associação para o Desenvolvimento de Guilhufe, ADISCREP, APADIMP, Associação para o Desenvolvimento de S. Miguel de Paredes, Associação para o Desenvolvimento das Termas de S. Vicente, Associação para o Desenvolvimento da Portela, Sebolido Activo – Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Recreativo, Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, Centro Social e Paroquial de St. Estevão de Oldrões e Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo.