Uma campanha lançada pela Liga de Amigos do Hospital Padre Américo quer angariar fundos para comprar 10 ventiladores para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e apoiar a luta contra a pandemia COVID-19.

A iniciativa tem como lema “Todos Pelo Nosso Hospital” e quer ajudar a reforçar o equipamento disponível no hospital de Penafiel. O CHTS dá resposta a mais de meio milhão de habitantes do Tâmega e Sousa, recordam.

A Liga de Amigos acredita que, embora para já esteja definido como unidade de segunda linha, este centro hospitalar “pelo desenrolar dos acontecimentos” está “prestes a desempenhar um papel fulcral na luta para travar o flagelo”.

“Uma luta desigual que irá exigir, a exemplo de todos os hospitais que sejam designados para a defesa da pandemia, um esforço tremendo da equipa e dos equipamentos, com estes a poderem vir a ser manifestamente insuficientes, sobretudo os ventiladores pois, apesar do Hospital possuir uma boa quantidade, será fundamental adquirir mais para preparar a dura luta que nos espera!”, defende José Manuel Oliveira, responsável pela Liga dos Amigos, citado em nota de imprensa.

Depois de alguns contactos, a Liga decidiu avançar com uma campanha junto da sociedade civil, “incluindo empresas, instituições e os cidadãos que são servidos por este hospital, contando com a generosidade de todos quantos têm no hospital Padre Américo o seu porto de abrigo, quando a saúde assim o exige”.

Segundo a Liga, foi recolhida já verba para dois ventiladores, encomendados entretanto para que cheguem nos próximos dias, mas pretendem adquirir mais oito.

“As contribuições, individuais ou coletivas, estão a ser todas canalizadas através da conta bancária da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo”, informam, dizendo que vão dar nota regular dos valores angariados e aquisições feitas.

Esta Liga de Amigos existe há quase 30 anos e tem como objectivo auxiliar os utentes do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa.

Já realizou várias campanhas para angariar outros equipamentos e apoia doentes com carências económicas com bens essenciais. Actualmente, tem mais de 100 voluntários activos que prestam apoio nos diversos serviços do Hospital, informa nota de imprensa.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a Câmara de Paredes anunciou, esta semana, que vai adquirir 11 ventiladores para o Hospital Padre Américo.