As exposições que assinalam a inauguração da ala Álvaro Siza, na Fundação de Serralves, no Porto, contam com uma colaboração da empresa de mobiliário e decoração de Paredes, a Antarte. Num intervalo de 12 meses, é o segundo projeto conjunto entre a marca portuguesa de móveis e decoração e o primeiro português (e apenas um dos dois até hoje) a ser distinguido com um Pritzker, uma espécie de Prémio Nobel da arquitetura, em 1992. 

O conjunto de esculturas materializadas pela Antarte destaca-se no “lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço.” No fabrico de ambas as peças, a Antarte recorreu a madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável usada pela marca no fabrico de móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira, revela a empresa, em comunicado.

Recorde-se que nos tempos de juventude, o arquiteto Álvaro Siza Vieira queria ser escultor. Viria entretanto a seguir a formação em Arquitetura e foi galardoado com o prémio Pritzker em 1992, uma distinção apelidada de ‘Nobel’ da Arquitetura. A completar 90 anos, Siza Vieira concretizou o desejo dos tempos de juventude: realizar esculturas.

Em 2023, a presença do Vaticano na Bienal de Veneza contou igualmente com um projeto conjunto entre Siza Vieira e a Antarte. “Encontro”, foi uma instalação de arte composta por 12 esculturas que representam pessoas, exposta no segundo semestre do ano passado no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, em Veneza. Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, destaca que «as colaborações com “o mestre” da arquitetura portuguesa, que é também um dos mais destacados da sua área a nível mundial, honram a Antarte. Era impossível recusar o desafio de um novo trabalho conjunto com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que faz um tributo ao génio criativo de um dos grandes nomes da arquitetura nos últimos dois séculos.”

Agora, além da nova ala, a Fundação conta com duas peças, resultado de nova colaboração de Siza Vieira e a Antarte, que recentemente tinha materializado a instalação de arte “Encontro”, composta por 12 esculturas que representam pessoas e que esteve em exposição no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, entre maio e novembro do ano passado.

A

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, município de Paredes, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.

A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.

A Antarte é uma marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional. Para além disso, exporta os seus produtos para vários mercados em 4 dos 6 continentes.