Um grupo de alunas da Escola Básica e Secundária de Rebordosa conquistaram o primeiro lugar do “Apps for Good”, um concurso de literacia digital, promovido pela Área Metropolitana do Porto.

O projeto vencedor, apresentado pelas alunas, teve como foco a criação de uma app para identificar problemas de daltonismo e permitir aos não daltónicos visualizarem como se tivessem esta perturbação da percepção visual. 

No encontro, onde foram apresentadas soluções tecnológicas para resolver ou minimizar problemas sociais, participou ainda outro grupo de alunas do mesmo estabelecimento escolar.

Os trabalhos foram desenvolvidos no Clube de Literacias e Matemáticas da escola.

O ‘Apps For Good’ caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas compostas por alunos e professores, com o intuito de resolver problemas sociais. É promovido pela Área Metropolitana do Porto e tem a colaboração com o CDI Portugal, uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital.

Nesta edição do Apps for Good estavam inscritas 27 equipas, de 11 escolas de nove municípios da Área Metropolitana do Porto. O programa contou com um momento de pitch, no qual cada equipa de alunos fez a apresentação da sua solução tecnológica durante três minutos, perante um júri constituído por especialistas das empresas parceiras do Programa como a Galp, Synopsys, BNP Paribas, entre outros.