Repleta de desafios e considerada “a mais dura competição de Enduro do Mundo”, o ‘Extreme XL’, que já faz parte do calendário anual da modalidade, começou ontem, sexta feira, e decorre durante o fim-de-semana, terminando em Lagares, Penafiel.

Para o vereador com o pelouro do Desporto, da autarquia local, “esta prova já assumiu especial importância a nível mundial e teve origem em Penafiel”, o que” é um privilégio e um orgulho”. Pedro Cepeda destaca os três dias em que dura a competição, que sao “energizantes” e onde “a adrenalina da competição está ao rubro”.

Conhecida no panorama internacional pela sua exigência, a prova tem a particularidade de todos os pilotos competirem em várias disciplinas, como endurocross, hard-urbano e o tradicional hard enduro. Em duplas ou a solo, pilotos de mais de 12 nacionalidades, procuram chegar ao tão desejado final no domingo, explica o município, em comunicado.

A caravana arrancou ontem, sexta-feira, da vila de Boticas, com um prólogo urbano, seguido um percurso, com cerca de 40 quilómetros, pela Serra do Leiranco.

Hoje, sábado a Super Especial, decore em Vila Nova de Gaia, na zona ribeirinha, e o Endurocross, na Serra do Pilar.

O derradeiro dia de competição, domingo, contará com um percurso com cerca de 50 quilómetros, pelas habituais passagens da Serra da Boneca, Moinhos, Couce e Eucalipto, terminando na freguesia de Lagares e Figueira.