Desde o início desta semana, e para fazer face ao elevado número de infectados, a Câmara de Paços de Ferreira lançou mais uma valência para dar apoio à comunidade.

Segundo a autarquia, a Brigada de Apoio Comunitário vem reforçar a capacidade de resposta que está instalada no concelho desde o início da pandemia.

“O público-alvo é diversificado sendo constituído por pessoas em situação de isolamento social, com elevado grau de dependência, idosos, pessoas em idade activa com patologias, cidadãos economicamente vulneráveis, entre outros, residentes no concelho de Paços de Ferreira. Terá assim como objectivo principal auxiliar os munícipes que se encontrem infectados pela Covid-19 e necessitem de apoio devido à falta de rectaguarda familiar”, explica o município em nota de imprensa.

“Nas últimas semanas estas situações dispararam no nosso concelho, surgindo por isso a necessidade de reforçar a equipa de trabalho neste período tão crítico, para que consigamos dar uma resposta imediata às situações de emergência social, apoiando as famílias concelhias”, justifica ainda.

As funções serão diversas, desde apoio na medicação, com ajuda com a obtenção de receitas, pedido e recolha nas farmácias e entrega ao domicílio e mesmo auxílio na reorganização da terapêutica medicamentosa; apoio na aquisição de bens essenciais e entrega de compras (bens de 1.ª necessidade); realização de cabazes de bens não perecíveis, gestão de stocks, articulação com os supermercados locais relativamente aos bens perecíveis e entrega ao domicílio; entrega de refeições confeccionadas, quando se justificar; apoio na instalação de aparelhos de teleassistência; e entrega de Equipamentos de Protecção Individual ao domicílio e formação sobre a correcta utilização dos mesmos.

Será ainda dado apoio na realização da higienização habitacional de munícipes idosos ou em situação de debilidade, em isolamento, sem rectaguarda familiar; no tratamento de roupa (lavagem e secagem) e entrega ao domicílio; e feita articulação com as entidades da rede, particularmente a EMA – Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento de Paços de Ferreira, dando resposta às solicitações, como por exemplo entrega de documentos ou outras questões relacionadas com o acompanhamento dos casos positivos e contactos de alto risco.