Chama-se Cuidadores do Património da Rota do Românico” e é o livro com fotografias que vai ser apresentado no Mosteiro de Ferreira, em Paços de Ferreira, no próximo domingo, a partir das 15h00, com entrada livre, numa cerimónia promovida pela Rota do Românico e a paróquia de São Pedro de Ferreira.

A publicação inclui mais de 300 imagens, num olhar pessoal e intimista do fotógrafo portuense Luís Barbosa, cuja estética “realça a cumplicidade entre o cuidador e o seu monumento, num diálogo equilibrado de luz e sombra”, refere a Associação de Municípios do Vale do Sousa, em comunicado.

É “um trabalho de rostos, gestos e emoções, mas também de um singular registo das particularidades arquitetónicas e artísticas do património edificado da Rota do Românico”.

A entrega simbólica do primeiro exemplar do livro ao cuidador da Igreja de Meinedo, Manuel Silva, teve lugar o mês passado, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, numa cerimónia apadrinhada por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.

Recorde-se que, em 18 de outubro de 2020, dia de São Lucas, o santo padroeiro dos médicos, a Rota do Românico celebrou pela primeira vez o dia do Cuidador do Património e, desde então, tem vindo a realizar diversas actividades associadas, como sejam “a criação de um canal digital temático, encontros inter-geracionais com a comunidade escolar, conferências de divulgação de boas práticas e uma exposição fotográfica itinerante”, refere a nota.

Já o projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico pretende “homenagear todos aqueles cidadãos que cuidam e acarinham os nossos bens patrimoniais, constituindo também uma inestimável memória viva do local”, sendo que já foi distinguido com os prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria Inovação e Criatividade, e pelo prémio internacional TRANSROMANICA.

De salientar que, esta publicação se enquadra no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que, actualmente, reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega como Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.