Foram três décadas a concretizar sonhos. Foi o balanço feito pela presidente da Ader-Sousa, uma associação que visa a promoção do desenvolvimento regional e local, como forma de melhorar as condições sociais, culturais e económicas das respectivas populações.

Em dia de aniversário, que foi comemorado quinta-feira, em Quintadona, Penafiel, Susana Oliveira não teve dúvidas em afirmar que “os últimos anos têm sido de proximidade e de crescimento com os múltiplos associados”.

E se a dirigente fez um balanço positivo do trabalho feito, a verdade é que a instituição já projecta “novos desafios” para os próximos anos, mas o receio do que traz o futuro leva a presidente da colectividade a não ser muito optimista em relação aos próximos tempos.

“A par da guerra, da inflação e da crise energética, a extinção das direções regionais de agricultura, anunciada pelo Governo, levanta agora várias questões”, refere a presidente, em comunicado.

“O quê que vai acontecer, que alterações é que vai provocar às associações de desenvolvimento local, com quem é que nos vamos articular, quais é que vão ser as nossas competências e as nossas atribuições no terreno, que papel é que vamos ter“, questiona Susana Martins.

Apesar de todas estas contingências, a dirigente assegura que “o trabalho de proximidade da Ader-Sousa não vai terminar”.

Presente nas comemorações esteve o presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), que também se mostrou preocupado devido à “extinção das direções regionais de agricultura e pesca”.

Idalino Leão reforçou o papel da Ader-Sousa “para a dinâmica e desenvolvimento local”, deixando ainda um apelo aos autarcas presentes para pedirem a revogação desta decisão, junto do Governo.

Também Rui Azevedo, coordenador da próxima estratégia da Ader-Sousa, elencou outros desafios para o futuro da Associação. Será importante “tentar reforçar alguns aspectos eventualmente com menos sucesso do que a estratégia actual”, nomeadamente com tudo aquilo o que tem a ver com planeamentos de natureza mais coletiva.

A Ader-Sousa foi criada em 1991 com o intuito de envolver as instituições públicas e privadas dos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, de forma a criar uma maior dinâmica financeira no território.

A missão desta estrutura passa assim por preservar, valorizar e desenvolver os cinco concelhos unidos pelo rio Sousa.