Foto: DR

“Quando do Velho se Faz Novo” é um projecto-piloto que incentiva e premeia a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.

Existem no país 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais onde pode ser feita a entrega. A única da região do Vale do Sousa está em Paços de Ferreira, no Intermarché em Meixomil.

Segundo comunicado do consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que gere este projecto financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, na primeira fase mais de “16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática, permitindo a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET”.

Agora, anunciam, arranca uma nova etapa e, até ao final de Junho deste ano, devolver embalagens de bebidas vai valer prémios e pontos.

“A partir de agora cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis. Com este novo passo, os utilizadores são motivados a colocar as suas embalagens de bebidas nas máquinas disponíveis nos espaços comerciais aderentes, prosseguindo com a fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, a ser instalado em todo o país”, refere comunicado.

“O talão emitido pelas máquinas passa a ter um código que indica o número de pontos obtido com as embalagens devolvidas”, sendo que os utilizadores podem fazer o seguimento dos pontos acumulados na plataforma online. “Para além da troca de pontos por prémios, cujos catálogos serão divulgados nos sites destes projectos no final de Janeiro, os utilizadores das plataformas de pontos ficam imediatamente habilitados a participar em passatempos semanais e mensais”, revelam ainda.

Esta nova fase do projecto conta com um orçamento de 475 mil euros.