Shakedown de Baltar e Super Especial de Lousada mantêm-se em edição de estreias do Rally de Portugal

Prova terá este ano carros híbridos em pisos de terra e mais duas super especiais. Etapas da região costumam contar com milhares de fãs da modalidade

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A região mantém-se como ponto de passagem de mais uma edição do WRC Vodafone Rally de Portugal. Segundo o Automóvel Club de Portugal (ACP) haverá novamente Shakedown em Baltar (Paredes) e uma Super Especial em Lousada.

A organização sustenta que o ano será de “estreias”. “O Vodafone Rally de Portugal volta a marcar a história do WRC. O maior evento desportivo realizado no país vai ser o anfitrião da estreia em pisos de terra de uma nova geração de automóveis híbridos. Uma evolução no regulamento técnico, que faz aumentar ainda mais o interesse desportivo da prova portuguesa”, refere nota de imprensa.

Essa estreia acontece em Paredes. “Oficialmente, os primeiros quilómetros em pisos de terra dos novos WRC vão poder ser vistos, no dia 19 de Maio, no Shakedown do Rally de Portugal que, mais uma vez, volta a realizar-se em Baltar/Paredes. No fundo, é o derradeiro teste que pilotos e equipas têm para definirem ou corrigirem as últimas afinações, com horário previsto entre as 09h01 e as 14h00”, adianta a ACP.

Nesse dia há mais uma estreia, a Super Especial de Coimbra, com três quilómetros, desenhada no perímetro urbano da cidade. “Será a primeira vez que o programa do Rally de Portugal integra três super-especiais, duas delas urbanas”, admite a organização.

O primeiro dia “a sério” de competição é a 20 de Maio, com as classificativas Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Ao final da tarde (19h03), tem lugar a Super Especial de Lousada.

No dia seguinte, os competidores seguem para Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. Há ainda a Super Especial do Porto, com início previsto para as 19h03. No último dia há dupla passagem por três troços, num total de 58,22 quilómetros: Felgueiras, Montim e Fafe, sendo que a segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage (classificativa que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais).

“No total, a edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal assenta num percurso de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,30 são disputados ao cronómetro, num total de 22 classificativas”, refere o ACP.

Trata-se da quarta prova do calendário do Mundial de Ralis e, em competição, estarão, também, as categorias WRC2, WRC2 Junior, WRC3, WRC3 Junior, bem como o Campeonato de Portugal de Ralis, a Peugeot Rally Cup Ibérica e a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup.

O Vodafone Rally de Portugal vai ainda assinalar as celebrações dos 50 anos do WRC, com programa a anunciar brevemente.