A edição deste ano do Mercado Histórico de Lousada vai realizar-se nos dias 31 de Maio, 1, 2, e 3 de Junho, na  Avenida Senhor dos Aflitos, na Praça do Pelourinho e na Rua Pinto de Mesquita, com um programa diversificado de actividades lúdico-pedagógicas, em que se destacam o carrossel artesanal, os jogos infantis antigos, o tiro com arco, a falcoaria, uma oficina de olaria tradicional e uma exposição de pequenos animais da quinta.

Entre os artífices presentes, volta a ser recriada a figura do  ferrador, o artilheiro, o vassoureiro, o carpinteiro e outros quadros cénicos da vida de uma comunidade seiscentista.

Na sexta-feira, 1 de Junho, que coincide com o Dia da Criança, as actividades vão ser direccionadas para o público escolar, com a realização de visitas pedagógicas à feira, acompanhadas por um actor/animador que vai conduzir os alunos por um percurso de histórias e saberes antigos apoiado no trabalho ao vivo de artesãos e artífices e na actuação de recreadores históricos.

Nos três dias restantes, 31 de Maio, 2 e 3 de Junho, o Mercado Histórico conta com a animação teatral ao longo de todo o dia, culminando num espectáculo nocturno em que, mais uma vez, as peças apresentadas têm uma forte componente de época e contexto histórico local.

Todos os dias, antes do encerramento do Mercado, vai ter lugar o espectáculo de fogo, combinando música e malabarismos. Ao longo do dia, a animação musical vai estar presente com a actuação de diversos grupos de música antiga. Para além de recreadores, malabaristas, cuspidores de fogo, artífices e muitos mercadores. O Mercado Histórico contará, também, com a presença das históricas tabernas, prontas para prover as refeições do dia.

Publicidade

Segundo a organização, esta iniciativa de recriação histórica do quotidiano das populações nos meados do século XVII tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região, distinguindo-se, especialmente, pela componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar.

As tabernas abrem os seus balcões para a rua, os almocreves estendem as suas tendas, os artífices e os lavradores acorrem com os seus artigos e, de repente, está levantada a Feira.

O Mercado Histórico pode ser visitado no dia 31, entre as 2h00 e as 24h00, no dia 1, das 10h00 às 24h00, no dia 2 de Junho, sábado, entre as 12h00 e as 24h00 e no domingo, das 12h00 às 23h00.