As Marchas de S. João, promovidas pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Movimento Sénior, decorreram durante a tarde desta quarta-feira.

No fim, os mais de 500 utentes das 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) que participaram puderam usufruir de uma sardinhada.

melhor marcha foi para a Santa Casa da Misericórdia e Casa do Povo de Bitarães

Em comparação com o ano anterior, o número de IPSS’s participantes, aumentou de 12 para 15 instituições. Mais idosos e daí o cenário teve que ser diferente, mudando as actuações para o Parque José Guilherme, em Paredes.

A concorrer, este ano, esteve o Centro Social e Paroquial de Baltar; a Associação de Apoio à terceira idade de Beire; a Associação Social de Duas Igrejas; a Associação para o Desenvolvimento de Cristelo – Ser Social; a Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa; a Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo;  a Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira; o Centro Social de Cete; o Centro Social e Paroquial de Recarei; o Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Gandra; o Centro Social e Paroquial de Vilela; o Centro Sócio-educativo e Profissional da Parteira; a Obra de Assistência Social de Sobrosa e a Santa Casa da Misericórdia de Paredes e a Casa do Povo de Bitarães, que actuaram juntos.

Apesar do calor, os seniores estavam animados. Dançavam e cantavam ao som das músicas que entoavam no parque.

No fim, o júri decidiu os vencedores de acordo com o melhor guarda-roupa, a melhor coreografia, a melhor música e, juntando tudo isso, a melhor marcha.

A Associação para o Desenvolvimento de Lordelo ficou com o primeiro lugar na categoria de melhor guarda-roupa, seguindo-se pelo Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Gandra, que ficaram em 2.º e 3.º lugar, respectivamente.

Na categoria de melhor coreografia o pódio foi ocupado pelo Centro Social e Paroquial de Vilela (1.º lugar), Obra de Assistência Social de Sobra (2.º lugar) e Associação de Apoio à terceira idade de Beire (3.º lugar).

O prémio de melhor música foi entregue ao Centro Social e Paroquial de Baltar (1.º lugar), ao Centro Social e Paroquial de Recarei (2.º lugar) e à Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira (3.º lugar).

O prémio geral, que junta todas as outras categorias e decide qual foi a melhor marcha, foi atribuído à Santa Casa da Misericórdia de Paredes e à Casa do Povo de Bitarães (1.º lugar), Associação Solidariedade Social de Duas Igrejas (2.º lugar);Centro Sócio-Educativo e Profissional da Parteira (3.º lugar) e à Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa (4.º lugar).

Para a coordenadora do projecto Movimento Sénior, Madalena Casaca, a iniciativa tem vindo a “superar as expectativas” e apesar do calor que se fez sentir este ano, fazendo com que os cuidados a ter com os seniores aumentasse, tudo correu conforme o pensado.

Madalena Casaca vê a iniciativa como uma forma de fazer com que os seniores convivam entre si durante os eventos, que se divirtam, se ocupem e se mexam com todo o planeamento da apresentação.