A Câmara Municipal de Lousada assegura a gestão e o funcionamento de 29 refeitórios localizados nas diferentes escolas do 1.º ciclo e ensino pré-escolar, onde cerca de 2.000 alunos almoçam diariamente.

Nesta altura do regresso às aulas, o município garante que a promoção de hábitos alimentares saudáveis é uma das prioridades. Segundo nota de imprensa, os menus incluem, diariamente, a sopa de legumes, o peixe e a carne, de modo alternado, e ainda a fruta, que está sempre presente. As ementas são elaboradas com a colaboração da nutricionista do Centro de Saúde de Lousada.  A refeição custa 1,46 euros para os alunos, que beneficiam ainda de isenção ou redução do pagamento quando têm os escalões de abono de família 1 ou 2.

A autarquia oferece aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo um lanche diário, onde se inclui o leite escolar e ainda um pão com manteiga, fiambre, queijo ou compota. Aos alunos do 1.º ciclo é distribuída, duas vezes por semana, uma peça de fruta, com a finalidade de criar hábitos alimentares saudáveis. “A autarquia decidiu alargar esta medida aos alunos do pré-escolar assumindo a totalidade dos custos”, explica nota de imprensa.

Com o início do ano escolar as escolas recebem também novo equipamento informático. “Foram investidos 180 mil euros para que cada escola tenha dois computadores por sala, um na sala do jardim-de-infância e também na sala dos professores. E estão a ser substituídos os quadros interactivos que não se encontram em bom estado”, refere a câmara municipal.