O Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa obteve o 1.º prémio com diploma de ouro na categoria de Coros de Vozes Iguais, o 2.º prémio com diploma de ouro na categoria de Música Sacra e o 5.º lugar com diploma de ouro na categoria de Música Folk, no Festival Internacional Coral de Rimini que decorreu, de 21 a 24 de Setembro, em Itália.

Estiveram presentes na competição 16 coros de 14 países diferentes. Além do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, em representação de Portugal, participaram países como a Guatemala, Indonésia, Eslováquia, Rússia, Estónia, Lituânia, Hungria, Espanha, Itália, Suécia, Polónia, Letónia e Eslovénia.

Ana Maria Pereira, em representação do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa destacou que a obtenção destes prémios foi o culminar de uma fase intensa de preparação e um importante reconhecimento do trabalho árduo.

“Desde a sua criação, que o coro se rege pela exigência, rigor e esforço, que se traduz em centenas de horas de trabalho e ensaios, que em muitas situações exigem sacrifícios pessoais e não só. O reconhecimento dado pelo painel de jurados de excelente qualidade, que se reflectiu nos três prémios conquistados foi sem dúvida uma recompensa singular”, disse.

Ao Verdadeiro Olhar, Ana Maria Pereira revelou que o processo de avaliação foi bastante apertado, com critérios definidos que tinham que ser cumpridos, mas os resultados finais reflectem, também, uma certa subjectividade.

“Não pode ser descurada uma certa subjectividade, o ouvido e gosto pessoal que está subjacente à apreciação de uma peça musical. Apesar de todos esses factores, a decisão do júri é sempre soberana e, sendo o painel de jurados constituído por músicos e profissionais de excelente qualidade, a sua deliberação foi seguramente tomada em consonância com o trabalho apresentado. Temos consciência de que a nossa prestação foi boa, mas também sabemos que há sempre aspectos a melhorar e muito espaço para crescer e enriquecer ainda mais as nossas interpretações”, referiu.

Falando dos projectos e os próximos desafios do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, Ana Maria Pereira realçou que o grupo foi convidado para estar presente, em 2018, noutras competições internacionais.

“No final de cada participação do Coro em festivais internacionais e nacionais segue-se um importante processo de avaliação interna e reflexão dos resultados obtidos. Esta reflexão permite-nos compreender quais as principais limitações sentidas e qual a direcção a ser tomada a cada novo ano. Neste momento, não temos ainda projectos definidos, mas trouxemos de Rimini alguns convites para estarmos presentes em 2018 noutras competições internacionais. Cada participação, é cuidadosamente preparada, quer a nível artístico, quer a nível de logística, pelo que, ainda é cedo para tomarmos qualquer decisão. No entanto, o que podemos afirmar é que vamos continuar a trabalhar e a fazer apresentações públicas pelo nosso país”, avançou.

Coro foi criado em 2007 e já conquistou vários prémios

O Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa foi fundado em Setembro de 2007. Tem um repertório multifacetado, açambarcando várias épocas, assim como vários géneros. No ano 2009, e após seriação no Conservatório Calouste Gulbenkian, apresentou-se no CCB em Lisboa, refere o historial publicado na página oficial da rede social Facebook do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa.

Em Outubro 2010, venceu o concurso nacional de música, evento promovido pelo Inatel. Marcou presença no “Festival Internacional de Coros em Albufeira”, no ano 2007, e, em Abril de 2011, no “10èmes Rencontres Internationales de Choeurs d’Enfants” – França. Participou, também, em 2013, no Festival Internacional de Música de Cantonigrós, em Barcelona.

Em 2014, esteve presente no Festival Internacional Coral de Florença, tendo obtido o primeiro prémio na categoria de música juvenil, o terceiro prémio na categoria de música sacra e o quarto prémio na categoria de música folk.

Ainda no ano de 2014, esteve presente no Festival Internacional Coral de Neuchatel, tendo arrecadado o 2.º lugar a categoria de Vozes iguais (vozes femininas).

O Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa é dirigido desde a sua fundação, pelo maestro Sílvio Cortez, tendo como pianista acompanhador Ricardo Fráguas