Promover a agricultura sustentável através do empreendedorismo social, informar os operadores sociais e o público em geral sobre oportunidades dirigidas à inclusão social e à agricultura sustentável e orientar a criação de novos negócios que promovam a inclusão social, através do envolvimento de mulheres, imigrantes e, em geral, pessoas provenientes de meios sociais desfavorecidos, é o grande objectivo do P.A.S. – Promoção da Agricultura Sustentável e Programas Sociais.

Trata-se de um projecto europeu que envolve o município de Lousada, o município Citta di Castello, de Itália, e o município de la Ribera Alta, de Espanha.

O projecto já arrancou este mês, tem a duração de um ano e é co-financiado pelo programa COSME, o instrumento financeiro da Comissão Europeia de apoio às pequenas e médias empresas, adianta nota de imprensa da autarquia.

“O plano de trabalhos, que em Lousada vai incidir particularmente sobre as oportunidades potenciadas pela Vinha do Enforcado, inclui sessões de formação conjunta, visitas de estudo, a produção de um e-Book e a criação de conteúdos dirigidos aos membros do Parlamento Europeu e às partes interessadas na agricultura social, a fim de procurar apoios públicos para as políticas do sector”, refere a mesma fonte.