Foto: DR | Marcelo Rebelo de Sousa com Abi Feijó e Regina Pessoa

O realizador de cinema de animação Abi Feijó, responsável pela dinamização, em Lousada, onde reside, da Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento, em Vilar do Torno e Alentém, foi distinguido pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

A entrega da homenagem aconteceu ontem num jantar na Presidência da República e apanhou de surpresa o realizador, cineasta, produtor cinematográfico e programador que é considerado um dos nomes de referência do cinema de animação português e que venceu, este ano, o Prémio Sophia de Carreira.

“Hoje tive uma grande surpresa. Tínhamos sido convidados para um jantar na Presidência da República com a Academia Portuguesa de Cinema. Eu pensei que seria no seguimento dos Prémios Sophia, mas qual não foi o meu espanto quando o Professor Marcelo Rebelo de Sousa resolveu colocar-me ao pescoço a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique!!! Fiquei estupefacto e ainda me custa acreditar em tal coisa. No fundo é mais um reconhecimento da maturidade e da qualidade da Animação Portuguesa. Muito obrigado. É uma grande honra”, escreveu o homenageado nas redes sociais.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores”.