Lousada: Realizador Abi Feijó venceu Prémio Sophia de Carreira

É considerado um dos nomes de referência do cinema de animação português

0

O realizador de cinema de animação Abi Feijó venceu o Prémio Sophia de Carreira. O anúncio foi feito na semana passada, aquando da divulgação dos nomeados da edição deste ano pela Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.

O realizador, cineasta, produtor cinematográfico e proramador é considerado um dos nomes de referência do cinema de animação português.

Dinamiza, em Lousada, onde reside, a Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento, em Vilar do Torno e Alentém.

Com os objectivos de “incentivar a divulgação e promoção do Cinema Português em particular, e das Artes e Ciências Cinematográficas em geral, a Academia organiza a atribuição dos Prémios Sophia, que visam distinguir as obras estreadas anualmente em Portugal, bem como o trabalho dos profissionais responsáveis pelos diferentes aspectos técnicos e artísticos das mesmas”, revela a instituição.

São atribuídos prémios em inúmeras categorias, desde melhor filme, a melhor actor/actriz, melhor argumento ou melhor realizador, entre outros.

“A Direcção da Academia poderá atribuir ainda, em cada ano, Prémios Sophia de Carreira e Prémios Sophia de Mérito e Excelência, destinados a consagrar os profissionais que, ao longo do seu percurso profissional, deram um valioso contributo às Artes e Ciências Cinematográficas em Portugal”, justifica a Academia no regulamento.

Em 2022, a figura a receber o Prémio Sophia Carreira será Abi Feijó. Uma categoria onde são distinguidos “profissionais com um percurso marcante e indissociável da história do cinema português”, foi referido na cerimónia de anúncio dos nomeados.

Num ano em que o tema é a animação portuguesa, a escolha recolheu sobre este realizador que tem “uma carreira de cerca de 40 anos”, é “multi-premiado” e que foi produtor de vários outros realizadores de animação portuguesa. Destacou-se ainda pela criação do pólo cultural que é a Casa da Animação.

Os prémios serão entregues a 18 de Junho numa cerimónia.

Recorde-se que, Abi Feijó, criou em Lousada a Casa Museu de Vilar, um museu dedicado ao cinema de animação, com salas dedicadas ao pré-cinema, à obra de Abi Feijó e de Regina Pessoa e ao cinema de animação internacional. O museu dispõe, ainda, de uma biblioteca e sala polivalente, destinadas à realização de actividades pedagógicas e culturais.