Para evocar a importância socio-económica dos ferroviários e da ferrovia no concelho de Valongo, a Câmara, em colaboração com a CP – Comboios de Portugal e a IP – Infra-estruturas de Portugal,  reabilitou uma locomotiva histórica a vapor, a E201, que foi colocada estrategicamente junto à Estação de Ermesinde. O restauro e a empreitada de construção da plataforma com carris onde vai ficar instalada custou cerca de 100 mil euros.

“O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação de Ferroviária, Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passageiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde. Aliás, foi na sequência de um desafio lançado por antigos ferroviários que a Câmara Municipal de Valongo avançou com a aquisição desta locomotiva para homenagear todos aqueles que a partir do concelho de Valongo ajudaram a escrever a extraordinária história dos caminhos de ferro em Portugal”, revela nota de imprensa.

A homenagem acontece este sábado de manhã, pelas 10h30. “O sector ferroviário faz parte da nossa memória e da nossa identidade, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por ser um dos meios de transporte mais sustentável, tanto para passageiros, como para mercadorias”, frisa José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo, citado em nota de imprensa, lembrando ainda que além das linhas que atravessam o concelho, Valongo também será “o ponto de partida da linha do Vale do Sousa”, ainda em estudo.