Foto: Arquivo | Medalhas atribuídas em 2021

Na próxima segunda-feira, 18 de Julho, dia de feriado municipal, a Câmara de Paredes vai atribuir 12 Medalhas de Ouro do Município a pessoas e empresas.

Os homenageados são de várias áreas, desde a educação às empresas, passando pelo desporto, saúde e cultura.

Na área do ensino será distinguido José Pedro Teixeira, aluno de Vilela, em representação dos bons alunos do concelho, e na área da educação e investigação científica Manuel Fernando Moreira da Silva e José Alexandre da Silva Pinto.

Recebem a medalha também as empresas Pint’art, Cácio, Ela – Estabilização de Líquidos Alimentares e Joaquim Santos Tomás & Filhos, Lda.

Pelos resultados desportivos, serão distinguidos Carlos Ramos (hóquei em patins) e Leonor Costa (kickboxing). Há ainda medalha para Pedro Silva, presidente do União Sport Clube de Paredes.

Na área da saúde será homenageado Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, e, a título póstumo, um homem da cultura, José Corrêa Pacheco.

Todos os nomes foram aprovados por unanimidade, à excepção do de Carlos Alberto Silva, aprovado com os votos contra do PSD.

Quem são os homenageados

José Pedro Teixeira

Pelo mérito académico, empenho e dedicação às atividades curriculares e extracurriculares, pela vitória dois anos consecutivos do projeto “Nós Propomos”, e pela participação no Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, enquanto representante do distrito do Porto na Fase Nacional do projeto.

Pint’art

Pelo mérito empresarial de excelência na área da fotografia e vídeo e pela forma como tem prestigiado o Concelho de Paredes com a conquista de prémios nacionais e internacionais, nomeadamente, a Medalha de Prata FEP — Wedding — Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais atribuída em 2022.

Cácio

Pelo mérito empresarial de excelência na área da indústria do mobiliário, perpetuando uma arte que é a marca identitária do Concelho de Paredes. A história com mais de 50 anos, pautada pelo trabalho árduo, pela inovação e pela produção de elevada qualidade, faz da empresa uma referência no mercado internacional.

Ela – Estabilização de Líquidos Alimentares

Pelo mérito empresarial de excelência e pelas inovações trazidas ao seu setor. O facto de a empresa ser uma referência nacional e internacional na prestação de serviços na área dos vinhos prestigia o Concelho de Paredes.

Joaquim Santos Tomás & Filhos Lda

Pelo mérito empresarial de excelência na área do comércio de madeiras e produtos derivados e pelo trabalho e dedicação de várias gerações. A empresa tem dignificado o Concelho de Paredes ao longo de décadas, por ser uma referência no mercado nacional e internacional.

Pedro Silva

Pelo mérito de liderança, dedicação e organização, enquanto Presidente do União Sport Clube de Paredes. Na primeira época do seu mandato, 2017/2018, o USCP, subiu de divisão ao Campeonato de Portugal. Foi, ainda, um dos obreiros dos sucessos desportivos alcançados pelo clube na época 2021/2022, na modalidade de futebol, com a subida de divisão da equipa sénior e com a conquista do primeiro lugar, a nível nacional, do Campeonato de Portugal, e na modalidade de hóquei em patins, com a subida de divisão da equipa sénior e com a passagem à fase de apuramento de Campeão e conquista do sexto lugar do Campeonato Nacional da equipa Sub-15.

Carlos Alberto Silva

Pelo mérito profissional, enquanto Presidente do Conselho Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, destacando-se pelo trabalho de proximidade aos Concelhos e às populações abrangidas por esta unidade de saúde, atuando na prevenção e promoção do estado de saúde de toda a população residente na área geográfica e pelo empenho que denotou no combate à pandemia da Covid-19.

Carlos Ramos

Pelo mérito desportivo alcançado no hóquei em patins, prestigiando a modalidade e o Concelho de Paredes. Apesar de jovem, coleciona já um palmarés de referência, com títulos como o de Campeão do Mundo Sub-20, em 2017, pela Seleção Nacional, o de Vice-Campeão Europeu, em 2016, pela Seleção Nacional, e cinco Campeonatos do Nacionais, em diferentes escalões.

Leonor Costa

Pelo mérito desportivo alcançado na modalidade de kickboxing. Coleciona já vários títulos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o título de Campeã Nacional de Kickboxing, na categoria -56KG, conquistado em 2021. O sucesso desportivo da atleta prestigia o Concelho de Paredes.

José Corrêa Pacheco – a título póstumo

Pelo mérito cultural e pela forma ilustre como marcou a história do Concelho, que muito contribuiu para o conhecimento da história local sobretudo, por ter sido um dos responsáveis pela “Monografia de Paredes”. O seu trabalho foi distinguido já em 1933, pelo Município de Paredes, com a atribuição do título de Cidadão Benemérito.

Manuel Fernando Moreira da Silva

Pelo mérito profissional na área da educação e da investigação científica, distinguindo-se pelo ilustre desempenho de funções enquanto docente do Ensino Superior e pelo cargo de excelência que ocupa, enquanto Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP).

José Alexandre da Silva Pinto

Pelo mérito profissional na área da educação e da investigação científica. O seu percurso de várias décadas na área do ensino é marcado pelo desempenho de funções que engrandecem o Concelho de Paredes, nomeadamente, a de Presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Professor Coordenador na mesma instituição e Investigador no Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologias da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.