Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Entre os muitos jovens da região que todos os dias são notícia por feitos nas mais diversas áreas, este ano julgamos que devemos destacar José Fonte.

O jogador de futebol há muito que era motivo de orgulho para os penafidelenses, mas 2016 trouxe revalidadas razões para o concelho festejar os feitos desportivos do jovem de 32 anos. José Fonte, chamado a jogar pela Selecção Nacional de Futebol, sagrou-se Campeão da Europa.

Capitão do Southampton e titular da equipa das quinas, José Fonte foi recebido, numa homenagem que juntou várias centenas de pessoas, na Câmara Municipal de Penafiel que lhe atribuiu também, dias mais tarde, a Medalha de Ouro do município. À cidade de Penafiel José Fonte ofereceu a camisola com que disputou a final do Campeonato da Europa, em Paris.

José Fonte, filho do ex-jogador penafidelense Artur Fonte, nasceu a 22 de Dezembro de 1983, em Penafiel. O gosto pelo futebol passou do pai para o filho, levando a que José Fonte fizesse os primeiros remates no Sacavenense. Rapidamente, o jovem se transferiu para o Sporting onde evoluiu até fazer parte da equipa B, entre 2002 e 2004. Passou pelo Felgueiras, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, pelo inglês Crystal Palace, ingressando depois no Southampton FC, em Inglaterra, onde permanece.

O defesa-central foi chamado à Selecção Portuguesa, pela primeira vez, aos 30 anos. Aos 32 sagrou-se Campeão da Europa.

Nuno Moura

Foto: DR
Foto: DR

Nuno Moura, penafidelense de 34 anos, é o Global Brand Digital Director da Nike, sendo responsável por liderar todo o marketing digital da empresa.

Em 2016, recebeu o o prémio “Leaders Under 40” na categoria “Digital & Technology”, numa distinção da Consultora Leaders. O jovem penafidelense foi integrado numa lista de 780 candidatos, de quase 50 países, acabando por ser seleccionado para uma “short list” por um júri de 60 líderes da indústria, conselheiros académicos e personalidades do desporto.

Nuno Moura está a viver em Portland, nos Estados Unidos da América, desde 2014. É apaixonado pelo desporto e trabalha na indústria da comunicação e marketing há mais de 13 anos.

Rui Vinhas

Foto: FC Porto
Foto: FC Porto

Valongo é terra de campeões no ciclismo. Em 2016, a Ttça da Volta a Portugal em bicicleta voltou a ser entregue a um valonguense, Rui Vinhas, que teve o mérito de resgatar a taça ao colega Gustavo Veloso que, apesar de representar a equipa de Sobrado, tinha nacionalidade espanhola.

De sublinhar que há cinco anos que o vencedor da maior competição do ciclismo nacional não tinha nacionalidade portuguesa.

Rui Vinhas é o quarto sobradense a vencer a maior competição nacional da modalidade, merecendo assim a justa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Valongo, mas também pela Fundação A LORD. O reconhecimento chegou também do Futebol Clube do Porto, clube que Vinhas representa, merecendo a atribuição do Dragão de Ouro.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano