Já começaram as sessões que visam ouvir a população com vista à elaboração do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto.

A primeira decorreu em Campo, na Escola Básica da Azenha, e teve “elevado nível de adesão, contando com várias dezenas de participantes e intervenções pertinentes”, diz a Câmara Municipal de Valongo. Prevenção de incêndios, segurança, vigilância, despoluição dos rios e acessibilidades foram algumas das questões abordadas, refere a mesma fonte.

Recorde-se que a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto está a promover um amplo processo participativo para elaborar um plano de gestão. “Estamos a construir um plano estratégico que será um documento guia, o GPS, para os próximos 20 anos de gestão do Parque das Serras do Porto. Com este conhecimento profundo, com  uma agenda e compromissos comuns vamos ter uma belíssima gestão”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Valongo e do conselho executivo da Associação de Municípios Parque da Serras do Porto, José Manuel Ribeiro, na abertura da sessão.

O processo participativo do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto integra três fases distintas que visam estabelecer uma agenda comum que integre as visões sobre o território do Parque dos membros da comunidade, identifique os principais recursos e problemas, compreenda o cenário actual e gere novas ideias de utilização e valorização, dando início ao desenvolvimento de propostas e criando redes de actores em torno de interesses comuns; a definição de uma acção comum, consolidando-se e aprofundando-se propostas por áreas temáticas e definindo-se acções experimentais a realizar em Julho; e o estabelecimento, no final do ano, de acordos de compromisso e parceria entre os diferentes actores do território, como autarcas, associações, empresas, proprietários, etc..

A próxima sessão decorre no dia 9 de Março no Centro Escolar de Recarei, em Paredes.

Os interessados em participar poderão inscrever-se remetendo um e-mail para serrasdoporto@nullgmail.com, devendo aguardar confirmação, dado que as inscrições estão limitadas à capacidade das salas. O processo também pode ser acompanhado através do site www.serrasdoporto.pt.