Autarca de Paços de Ferreira marcou presença conferência intitulada "A Linha de Alta Velocidade Porto/Madrid via Trás-os-Montes, Castilla y León"

Arrancou esta semana o concurso público para o projeto da nova linha de comboio do Vale do Sousa, uma ferrovia de 36,7 quilómetros, que colocará a cidade de Felgueiras a menos de uma hora do Porto e que terá sete estações intermédias, nos concelhos de Paredes, Paços de Ferreira e Felgueiras.

O percurso começa a sudeste da estação de Valongo, na proximidade do Terminal de São Martinho do Campo, ao quilómetro 19,6 da Linha do Douro. Até Felgueiras, a nova Linha do Vale do Sousa prevê a construção das estações de Gandra 2, Rebordosa, Lordelo, Paços de Ferreira, Freamunde 2, Lousada 2 e Longra, como é especificado no caderno de encargos da Infraestruturas de Portugal (IP), que gere e administra as ferrovias e rodovias em Portugal.

A Linha do Vale do Sousa permitirá uma viagem de comboio de Lousada, Paços de Ferreira e de Lordelo, de “46, 39 e 35 minutos”, respetivamente. O tempo total de deslocação na linha do Vale do Sousa será de 36 minutos.

Já a viagem entre Felgueiras e Porto-Campanhã vai fazer-se em 57 minutos, sem transbordos, o que quer dizer que é inferior ao percurso feito de carro e que, em hora de ponta, chega a demorar mais de uma hora.

A nova linha terá uma via única, exclusivamente para serviço de passageiros e com comboios suburbanos, sendo que a velocidade máxima do novo troço será de 140 quilómetros por hora, durante uma extensão de 24,8 quilómetros, ou seja, mais de metade do percurso.

Para que seja possível o cruzamento de comboios, a nova linha infraestrutura terá um segmento de duas vias entre Lousada 2 e Longra, onde será instalado um desvio ativo com dois a 2,5 quilómetros de comprimento, o que vai permitir “a circulação de comboios a cada 30 minutos em cada sentido” em horas de ponta, revela ainda o documento.

Até ao final deste mês, a IP vai receber propostas para elaboração do projeto, sendo que, depois, a empresa vencedora terá cerca de dez meses para o fazer e que terá um preço base de 490 mil euros.

Refira-se que, este projetose inclui no Programa Nacional de Investimento 2030.

Esta semana, o autarca de Paços de Ferreira assistiu a uma conferência intitulada “A Linha de Alta Velocidade Porto/Madrid via Trás-os-Montes, Castilla y León”, promovida pela Associação Vale d’Ouro, e que decorreu na Câmara Municipal do Porto.

Neste encontro participaram diversas personalidades, entre as quais, Francisco Assis, presidente do conselho Económico e Social e Rui Moreira, autarca do Porto. Também estiveram presentes deputados da Assembleia da República e especialistas em mobilidade ferroviária.

Esta conferência ocorreu no dia em que foi publicado em Diário da República o concurso público para este projeto da nova linha.