Durante o mês de Maio, os penafidelenses vão ter exposições, yoga, teatro, e a apresentação do novo romance de Alberto Santos “Para lá de Bagdad”. Tudo isto, no Museu Municipal de Penafiel, em que o objecto do mês é o escudo do “Baile dos Turcos”, de origem muçulmana e usado no Corpo de Deus.

Tudo começa neste sábado, dia 7, com a inauguração da exposição de pintura “A minha arte é o meu coração” do pintor António Ribeirinho, que se estenderá até 5 de Junho.

Na sexta-feira, 13 de Maio, às 21h30, será a vez de Alberto Santos, autor de “A Escrava de Córdova”, “A Profecia de Istambul” e “O Segredo de Compostela”, apresentar o seu novo romance, “Para Lá de Bagdad”.

Já no dia 15, às 11h00, o museu dinamiza a actividade “aula aberta de yoga” que se vai prolongar pelos meses de Maio, Junho e Julho, no terceiro domingo de cada mês. Estas aulas “inspiradas na exposição permanente da sala da Arqueologia, oferecem aos participantes novas formas de ver o mundo e de se experimentarem a si mesmos”, explica nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.

No dia 18, “Dia Internacional dos Museus ”o museu penafidelense dinamizará, às 10h00 e às 14h30, o evento “Eu sou da paisagem”.

Passados três dias, na Noite Europeia dos Museus, chega a vez da peça “Óculos de Sol” subir ao palco, às 21h30. Esta peça de comédia, que retrata a história de uma governanta difícil e intolerante e de uma viúva negra autoritária, que bebe às escondidas, é aconselhável para maiores de seis anos, terá a duração de uma hora e a entrada é gratuita mas com capacidade limitada.

Quase a acabar o mês, no domingo, dia 29, entre as 15h00 e as 18h00, no âmbito do evento “Ao domingo no Museu”, o Museu dinamiza a actividade “Bailes da Festa” destinados a família e ao público em geral.