O mês de Maio vai ser corrido na Biblioteca Municipal de Penafiel que, para além de assinalar o 110.º aniversário de D. António Ferreira Gomes, vai também ter apresentações de livros, o “Sábados em Família”, sessões de cinema, a celebração do Corpo de Deus, entre outros.

Esta sexta-feira, às 21h30, será apresentado o livro “Na Guerra se fez Amor”, do autor Angelino Pereira, e a exposição fotográfica de recursos turísticos, realizada pelo curso técnico de turismo ambiental e rural da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, “Marco: uma janela para o turismo”.

Para assinalar o aniversário do nascimento de D. António Ferreira Gomes, a biblioteca, vai inaugurar, no dia 10, às 21h00, a exposição documental de “D. António Ferreira Gomes, o Bispo da Liberdade”. Posteriormente, será apresentado o segundo volume do livro do professor Arnaldo Pinto “Obras Escolhidas”. Mais tarde, às 21h30, vai decorrer uma exibição do documentário “De joelhos diante Deus, de pé diante dos homens”.

Já no dia 12 de Maio, às 14h30, será apresentado o livro “A Elisa e a Rosa” da autora Benilde Susana Oliveira.

No decorrer do programa “Sábados em Família”, vai ser realizada, no dia 21, às 10h30, uma conversa com as autoras, Benilde Susana Oliveira e Natália de Oliveira, sobre os seus livros. “Esta actividade está sujeita a marcação”, adianta nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.

O Corpo de Deus será assinalado com a actividade “Maleta Mágica” em que a biblioteca se vai deslocar às instituições do concelho “que o solicitem”.

Para participar no programa “Hora do Conto”, que se realizará à segunda-feira, às 14h30, e de terça a sexta-feira, às 10h00, é preciso marcar. Este é um programa destinado a crianças dos 3 aos 12 anos, com um número limitado de 25. No âmbito deste programa, vão ser apresentadas as obras “A Família C”, do autor Pep Bruno e da ilustradora Mariona Cabassa e o livro “Gastão, é feio ser vaidoso”, do autor Paulo Sousa Costa e da ilustradora Sandra Serra.

Quanto às sessões de cinema, serão exibidos quatro filmes, com duração de 80 a 95 minutos cada, todos eles falados em português. No dia 11 os mais novos poderão assistir ao filme “O Gangue do Parque”, no dia 18, ao “O Monstro das Caixas ” e, por último, no dia 25, ao filme “Paddington”.