Imagens: WorldSkills Portugal

Dois formandos da região estarão, nos próximos dias, no Campeonato Europeu das Profissões, o EuroSkills Graz 2021, à procura de medalhas para Portugal.

João Teixeira, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, estará a competir na profissão de Técnico de CAD, enquanto Pedro Cunha do CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Lordelo (Paredes), vai disputar um lugar no pódio da Marcenaria.

Do CENFIM de Ermesinde vai ainda Dário Pinto, Expert (presidente de júri internacional), e do CFPIMM integra a comitiva José Macedo (jurado).

O EuroSkills é o maior evento de educação e formação profissional da Europa. É organizado de dois em dois anos e “reúne centenas de jovens com idade inferior a 25 anos, de vários países europeus, que competem pela oportunidade de ganhar uma prestigiada medalha na respectiva profissão”, diz nota de imprensa.

Foto: WorldSkills Portugal

Desta vez tem lugar na Áustria, de 22 a 26 de Setembro, e terá em competição 48 profissões, num total de 400 jovens.

A comitiva portuguesa é composta por 18 jovens que vão competir em 15 profissões. “Para alcançar os melhores resultados dos concorrentes nacionais, foram postos em prática planos individuais de preparação técnica e realizadas actividades de grupo, que visaram promover o desenvolvimento de soft skills como a gestão do stress, a resistência à fadiga, o trabalho em equipa, a orientação para os resultados ou a auto motivação”, indica a mesma fonte.

João Teixeira, de Castelo de Paiva, ganhou o direito de representar o país ao sagrar-se campeão nacional de Desenho de Construções Mecânicas. Conquistou ainda, recentemente, a Medalha de Ouro (campeão nacional) em Prototipagem Rápida no 1.º Campeonato Nacional de Profissões Digitais, iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal.

Foto: WorldSkills Portugal

Já Pedro Cunha, de Sobrosa, foi medalha de ouro no 44.º Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal na categoria de Marcenaria. Além de irem ao europeu, é expectável que estes dois jovens participem no Campeonato Mundial das Profissões.

Ambas as competições foram adiadas um ano devido à pandemia.