Foto: Câmara de Lousada

Vai ser promovida em Lousada uma formação dirigida a educadores-de-infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, de forma a dar-lhes competências para que possam dar aulas ao ar livre.

Segundo o município, há cada vez mais “evidências científicas que provam que a natureza tem um efeito positivo na saúde e no bem-estar físico e psicológico das crianças”, constituindo “um espaço único de experimentação, aprendizagem integral, autónoma e estimulante”.

A formação, designada “Capacitar para a metodologia ‘Forest School’, está acreditada pelo Centro de Formação do Agrupamento de Escola Sousa Nascente, e baseia-se num conceito, que surgiu na Dinamarca, em 1950, quando Ella Flatau criou um “Jardim Infantil em Movimento”, onde pretendia que as crianças caminhassem, todos os dias, na floresta.

Passados alguns anos, tornou-se comum encontrar escolas que levavam as crianças para o campo e, nas décadas de 1970 e 1980, já era habitual encontrar escolas, espalhadas pelas florestas da Dinamarca, sobretudo para colmatar a falta de instalações para o ensino pré-escolar.

Em Portugal, os princípios da ‘Forest School’ já tem alguns seguidores, sendo que chegou a vez de Lousada.

A sua actual metodologia aposta em sessões de aprendizagem ao ar livre, permitindo reforçar a ligação das crianças com a natureza, tornando-as resilientes, confiantes, independentes e criativas. A formação é dinamizada por professores credenciados e com vários anos de experiência, refere a pagina do projecto educativo ‘Aprende na Floresta’, dinamizador deste conceito.

O curso em Lousada decorre ao longo de cinco dias, 16, 17, 22, 23 e 24 de Outubro, e terá uma carga horária de 35 horas, que vão das 09h00 às 17h00.

A Mata de Vilar, a maior mancha de floresta nativa do concelho, vai servir de palco a esta formação, por ser um dos espaços verdes mais emblemáticos de Lousada.

As inscrições têm que ser feitas até ao dia 11 de Outubro e a autarquia de Lousada disponibiliza o mail  matadevilar@nullcm-lousada.pt, onde poderá obter mais informações.