A 23.ª edição da Feira do Livro e das Artes, realiza-se de 13 a 16 de Julho, no Parque Urbano de Ermesinde com um programa diversificado ajustado a diferentes públicos e faixas etárias.

O certame, uma referência na agenda do município de Valongo, irá combinar as várias tendências do mercado livreiro, os livros actuais, com as antiguidades e conta com a presença de várias associações e colectividades locais, com destaque para os grupos etnográficos, bombos, música tradicional portuguesa e poesia, uma combinação que tem sido bem-sucedida e que em,  edições anteriores, tem trazido bastante público ao Parque Urbano de Ermesinde.

No dia 13, na zona envolvente ao Parque Urbano, pelas 20h30, está agendado um espectáculo de bombos pelo Grupo “Ermesinde a Bombar” da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, com a abertura da feira a acontecer na entrada superior do parque, meia hora depois, com música tradicional portuguesa e a actuação do Grupo “TocAtocar” da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

Pelas 21h30 realizar-se-á um flash mob de poesia com Cuca Macuca – Associação de Desenvolvimento Integrado e, pelas 22h00, um concerto de concertinas pelo Grupo Joaquim Nogueira e Amigos.

No dia 14, o certame abre, com o evento a “Hora do Conto” e a iniciativa “O Baú dos segredos”, com Rui Ramos. Pelas 17h00, realiza-se a oficina da ilustração com Joana Pinto, seguindo a actividade “yoga com histórias”, com Ana Luísa, professora de yoga.

Pelas 18h00, inicia a oficina de ilustração  de caixinhas pela Associação AJUDARIS e pelas 21h00 está agendada a presença do escritor Raul Minh´Alma, autor do best seller “Larga quem não te Agarra”.

A música tradicional portuguesa volta a estar presente no certame, com o concerto de cavaquinhos, agendado para as 21h30 , protagonizado pela Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas, seguindo-se no palco do parque urbano uma serenata de Coimbra pelo Grupo Torre d’Anto.

No dia 15, no espaço Livro, pelas 17h00, prossegue a actividade leitura animada do conto, com “Oskar e a família das cordas” pelas autoras Joana Nogueira e Sandrina Costa e pelas 18H00 a apresentação do conto infantil “Ri o Joaquim com Cócegas Assim…”pelo autor Rui Guedes.

À noite, destaque para o Flash Mob de Poesia com Cuca Macuca – Associação de Desenvolvimento Integrado, seguindo-se, pelas 21H15, a apresentação da colectânea “Valongo, 180 anos de Memórias”, uma obra da autoria de vários escritores do concelho.

No espaço Artes destaque, ainda, para a actividade fitness para todos, pelo Ginásio Urban Fit e o espectáculo de folclore pelo Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Regionais do Norte, seguindo-se o concerto de cavaquinhos e bombos pela Associação Sócio-Cultural Os Filhos da Pauta.

No palco do Parque Urbano realiza-se, pelas 22h00, um espectáculo de música tradicional mirandesa pelos Galandum Galundaina e Pauliteiros de Miranda.

No dia 16, o certame vai receber a autora Elvira Santos, editora da Mosaico Palavras, que vai apresentar a obra “Amargo e Doce Conto”, seguindo-se uma sessão de poesia solta com autores convidados pela Editora Mosaico de Palavras

A 23.ª edição da Feira do Livro e das Artes continua com Temas do Cancioneiro, pelo Grupo Musical da Academia Sénior da Câmara Municipal de Valongo e o espectáculo de folclore pelo Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo

A música popular portuguesa, um denominador comum na edição deste ano, volta a estar marcar presença no certame com um espectáculo protagonizado pelo Grupo “Os Mesmos” da Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus.

No palco Parque Urbano o destaque vai para a iniciativa “Fado: Histórias de Vida”, pela Banda Musical de S. Martinho de Campo com a participação especial do trompetista Jorge Almeida

A edição deste ano integra, também, actividades como jogos tradicionais, pela  Associação das Colectividades do Concelho de Valongo e oficinas, a realizar Biblioteca Municipal de Valongo.