Eva Coelho é a candidata escolhida pelo Bloco de Esquerda para encabeçar a candidatura à Câmara Municipal de Penafiel.

Em declarações ao Verdadeiro Olhar, a candidata formada em Administração e Tradução pelo ESTGA – Universidade de Aveiro, de entre as várias razões para se candidatar, apontou o facto de Penafiel continuar a apresentar problemas sociais graves, cabendo à autarquia dar uma resposta mais efectiva.

Existem “sérias assimetrias territoriais, dentro do próprio concelho, a que os sucessivos executivos camarários não souberam dar resposta”, defende a jovem bloquista.

Nesta área, Eva Coelho referiu que existem problemas variados que vão dos transportes e mobilidade ao saneamento e ambiente que necessitam de soluções “que a Câmara de Penafiel não tem sabido ultrapassar”.

“Numa nota mais pessoal devo dizer que sempre fui – e sou – uma pessoa simples com vontade de ajudar os outros, solidária, com apurado sentido de justiça e ao mesmo tempo combativa e com vontade de fazer da minha terra um local mais justo, ambientalmente sustentável, vivo e dinâmico e aprazível para se viver. Por isto aceitei ser a cabeça de lista da candidatura do Bloco de Esquerda em Penafiel”, frisou.

 

Falando dos objectivos pessoais para estas eleições, Eva Coelho salientou que o Bloco é um partido em crescendo de representatividade e tem demonstrado “uma grande capacidade de intervenção, apresentando projectos e propostas que têm vindo a merecer, cada vez mais, o reconhecimento dos portugueses”, sendo objectivo do partido ficar representado em todos os órgãos autárquicos a que se candidatar.

Quanto aos projectos mais emblemáticos que tem para apresentar aos eleitores, a candidata do Bloco enfatizou a questão social como sendo um das mais importantes. A candidata defendeu que a Câmara de Penafiel deve equiparar a atribuição da tarifa social da água às condições para atribuição da tarifa social da electricidade, criar programas de apoio às famílias com menores recursos que visem comparticipação nas despesas com arrendamento e com despesas medicamentosas em especial para doentes crónicos.

Eva Coelho apontou, também, a necessidade de os próximos eleitos promoverem activamente a captação de novos empregos – com direitos –quer através de maior investimento público quer pela captação de novos investimentos privados.

Criação de um sistema municipal de transportes

Na área dos transportes, a bloquista referiu que um dos principais problemas dos penafidelenses é a ausência de transportes colectivos compatíveis com as necessidades das pessoas. “As nossas propostas vão no sentido de – a exemplo de outras cidades do país – lançar as bases de um sistema municipal de transportes. A esta proposta não podemos deixar de associar as questões da mobilidade em geral e em particular a construção do IC 35”, adiantou.

Na área do ambiente, Eva Coelho reconheceu que a autarquia deve apostar de forma mais decidida no alargamento da cobertura de saneamento básico, fomentar políticas de redução da sua pegada de carbono promovendo a eficiência energética (a começar pelos próprios edifícios de propriedade do município) e a utilização de  fontes renováveis de energia.

A candidatura bloquista defende, também, a aposta na revitalização (requalificação e programação de actividades) dos espaços públicos em todo o território, assim como a criação de públicos para a actividade cultural e incentivos à prática desportiva.

Referindo-se ao trabalho do actual presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, Eva Coelho classificou a gestão do PSD/CDS, no poder há 16 anos, de “imobilista”. “O actual executivo não trouxe nenhuma novidade e vangloriar-se de ter vindo a reduzir a dívida da câmara como o faz nos cartazes de grande dimensões espalhados pelo concelho só pode soar a hipocrisia,  porquanto foi a sua coligação que endividou o município e o actual  presidente do executivo é solidariamente responsável porque, enquanto membro da Assembleia Municipal, aprovou as contas”, afirmou, assegurando que a Câmara “tem pautado a sua intervenção por um populismo bacoco baseado em festas e festinhas, sem cuidar dos problemas que realmente importam às pessoas”.

O Bloco de Esquerda vai apresentar candidaturas nas freguesias de Penafiel e Eja.

A apresentação formal da candidatura terá lugar numa sessão pública a ocorrer no próximo dia 16 de Julho, às 15h00, no salão da Junta de Freguesia de Penafiel.

A lista do Bloco é a única encabeçada por uma mulher. Segundo a candidata vai integrar pessoas de várias freguesias, diferentes profissões e diversos estratos sociais.