“Uma explosão de arte e cultura”, é assim que Pedro Mendes classifica a iniciativa denominada ‘Santo António Arte’, que decorre até ao final do mês de Novembro, na Rua de Santo António, uma das mais emblemáticas da vila de Lousada.

O curador deste evento, que contabiliza a segunda edição, explicou ao Verdadeiro Olhar que, e devido à pandemia, “houve constrangimentos vários”, sobretudo ao nível das vendas de produtos e serviços. Por isso, nada melhor do que promover a “união entre o comércio e a arte, de forma a “ajudar” a escoar os produtos, ao mesmo tempo que se dá ênfase ao “espírito bairrista”, tão característico do concelho de Lousada.

A primeira edição da ‘Santo António Arte’ aconteceu no Verão, mas, e devido ao “interesse suscitado pelo evento piloto”, Pedro Mendes optou por realizar esta segunda edição que conta com 20 lojistas participantes.

“As lojas transformam-se em galerias de arte”

Para além de as lojas serem vistas como “galerias de arte”, quem as visita ou quem passa na rua pode adquirir os trabalhos ou peças executadas por vários artistas.

Esta edição está subordinada ao tema “desenho e suas variáveis” e as montras dos estabelecimentos “criam um museu para ser degustado com o olhar”, servindo ainda para “desenvolver críticas” por quem visita a rua.

Pedro Mendes considera ainda que estas obras de arte “dão visibilidade aos diversos negócios de venda a retalho, serviços e restauração existentes na Rua de Santo António, assim como “aos artistas convidados”. O que acaba por “promover a rua e educar através da arte”.

Como artistas convidados a organização enumera Fedra Santos, Pedro Mendes, Elisabete Ferreira, José Neto, António Monteiro, Quinta de Lourosa, Duuub, Emanuel Ribeiro, José Carlos Carvalheiras, Silkarte 1, Carla Rafael e ainda a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), esta última parceira deste evento.

Pelo lado das empresas, participam nesta edição a Ótica Almeida, a Ourivesaria Dâmaso, Ferreira & Filhos Lda, Lavandaria Self-Service/Engomadoria Gota d’Água, Boutique das Cortinas, Justa Ribalta, Brazão Restaurante, Remax Atitude 2, Drogaria Drofer, Los Cavaleros Barbershop, La Bombonet, Aprender com Magia, Drogaria Vila Chá, Teresa Terezinha Lingerie, Padaria Colmeia, Adeskabir Bar, Guapa Store, Ourivesaria Santo António, Talho Santo António e Chapelaria Rodrigues.  

“Nada melhor do que os comerciantes estarem em contacto com os artistas”

De realçar que o número de lojas aderentes aumentou de forma significativa, face à primeira edição, porque as pessoas “perceberam a importância desta ideia”, contou Pedro Mendes, acrescentando que não há nada melhor do que “os comerciantes estarem em contacto com os artistas, criarem uma espécie de museu nos seus espaços e ainda terem nas suas mãos o poder de vender obras de arte”.

E ninguém melhor que os comerciantes para falarem desta iniciativa. Luís Mendonça, do Brazão Restaurante, refere que ideia confere “uma outra vida e dinâmica” à Rua de Santo António, algo tão precioso, sobretudo, numa altura de pós pandemia em que as populações anseiam e precisam regressar à total normalidade.

Já Joaquina Correia, da lavandaria Gota d´Água, também aplaude a ideia, mas defende que “todos os lojistas” desta artéria, deveriam aderir.

Pedro Mendes acredita que na próxima edição o número de participantes “será ainda maior”, ainda assim, confrontado com a possibilidade de abrir esta ideia a outras ruas, é peremptório ao responder que “não”. A iniciativa é da Rua de Santo António, portanto “é aqui que vai ficar”.

O curador termina apelando a população para “visitar os espaços aderentes”, assim como assistir à arruada denominada ‘o despertar das bruxas’, que se realiza no dia 30 deste mês, às 10h00. Será um cortejo que vai a via mais “carismática” da cidade de Lousada, Rua de Santo António.