Valongo adere ao ‘Eu Sou Digital’ para ajudar os mais velhos a ligarem-se à internet

Programa é gratuito, decorre até ao final de 2023, e pretende dar formação a um milhão de pessoas

0

O município de Valongo aderiu ao ‘ Eu Sou Digital’, um programa de capacitação digital de adultos, dirigido a pessoas com mais de 45 anos e que nunca tenham usado a internet.

O projecto arrancou no dia 1 de Outubro, em todo o país, e no caso de Valongo vai dar formação “a 60 pessoas”, acompanhadas dos respectivos mentores locais”, avança a autarquia.

Em Portugal, o ‘Eu Sou Digital’ prevê criar 1500 centros de aprendizagem em locais que podem ser em “Juntas de Freguesia, escolas, lares ou entidades privadas”. A ideia é dar as formações em “contexto de proximidade” com a população alvo, como destaca também a página do projecto. No caso de Valongo, decorre no Fórum Vallis Longus.

Desde que arrancou, já foram realizados 250 protocolos em Portugal, sendo que 20, como é o caso de Valongo, já abriram portas.

Até ao final do ano, devem abrir “mais 100” centros, e até ao final de 2023, prevê-se que sejam abrangidos cerca de “um milhão de adultos”.

Sobre os formadores, o ‘Eu Sou Digital’ sublinha que já se inscreveram neste programa cerca de “1300 voluntários” e “700” já receberam formação como mentores, porque esta iniciativa vive, sobretudo, de pessoas que se dedicam a fazer este trabalho, sem receberem nada em troca.

De salientar que, esta é uma iniciativa financiada pela Caixa Geral de Depósitos, promovida pelo MUDA, o Movimento pela Utilização Digital Ativa, e conta com o apoio da Estrutura de Missão Portugal Digital. É ainda co-financiada pelo Portugal Inovação Social, e PO ISE, o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.