O tema do mau estado das estradas do sul do concelho foi debatido na última Assembleia Municipal de Paredes.

“Os investimentos em saneamento são desejados há muito, mas causam transtorno”, reconheceu o presidente da Câmara. “Não há outra forma de o fazer, primeiro têm de se abrir as valas e têm de se fazer rasgos para as casas, o que obriga a muito desgaste da pavimentação. E não se pode logo pavimentar com asfalto, porque aquilo tem de abater. Por isso, há a opção de colocar paralelos”, justificou Alexandre Almeida, respondendo a questões da oposição.

“O que posso dizer é que agora ainda vai haver uma intervenção da SIMDOURO, que também tem de fazer investimentos na estrada, por causa do saneamento em alta. Logo que isso seja feito, e está previsto que fique feito até ao mês de Junho, mais tardar, a estrada será totalmente pavimentada, não serão remendos”, prometeu o autarca.

“Quem no final do Verão visitar Recarei e Sobreira vai ter oportunidade de ver estradas alargadas, com passeios – caso de Recarei – e com uma nova pavimentação”, garantiu ainda.

Carla Rodrigues, em nome do Juntos por Paredes, demonstrou preocupação com o estado das estradas no sul do concelho. “Porque não colocam um piso novo nas estradas que foram abertas? Será que vão ser abertas de novo? Porque não fazem desvios? Será pelo facto de as estradas alternativas estarem em mau estado?”, foram algumas das questões deixadas.

Em nome do PS, o presidente da Junta de Louredo, José Borges, lembrou que o mau estado das estradas municipais, após o Inverno, é uma realidade que ninguém consegue evitar, sendo recorrentemente alvo de críticas. Apontou ainda que a maioria das estradas com problemas são aquelas onde estão a ser construídos passeios, colocados sistemas de águas pluviais ou onde decorrem obras de saneamento. “É inevitável fazerem-se obras desta envergadura sem que os beneficiários tenham de suportar alguns sacrifícios”, realçou.